quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Para refletir.

O MUNDO DO FAZ DE CONTA



BRINCAR: é uma foram saudável de se conhecer e se desenvolver. Quando a criança brinca testa suas habilidades e hipótese em relação à realidade. É uma forma de se relacionar com o mundo de maneira mais protegida e divertida. Brincar sozinha é importante para se conhecer e experimentar suas capacidade de imaginar. Mas, quando crescem, suas brincadeiras se tornam mais elaboradas e passam a ser a principal forma de interação com outras crianças e com os adultos, quando estes estão dispostos a este tipo de interação como os pequenos.

FAZ DE CONTA: é uma das formas mais gostas de brincar, que as crianças adoram. E a fase da imitação, quando compreende  a realidade experimentando dentro do contexto da brincadeira, Nesse momento de imaginação, fantasia e criatividade, no qual exerce diferentes papéis, posturas, atitudes, mas protegida pelo personagem que desempenham em suas brincadeiras. Uma menina, pode ser: bruxa ou fada, o menino pode ser: pirata ou soldado, não importa, o que realmente importa e deixar que eles sejam aquilo que quiserem ser, no mundo do faz de conta, de uma maneira saudável.


DESENHO: um momento único para eles, é uma forma de expressão interna e, ao mesmo tempo, expressão das capacidades cognitivas e motoras dos pequenos artistas. É por meio dessa atividade, podemos verificar os sentimentos e também a maneira de como perceber a realidade. Por ser não verbal, devemos ter cuidado o que esse desenho quer nos  transmitir. Pois é importante que as crianças adquiram a capacidade de falar a respeito de seu mundo interno, portanto, sempre que um professor ou familiares perceber que o traço expressa algo que ela não está tendo capacidade de verbalizar, pode fazê- lo cuidadosamente, como: "olha o seu desenho me dá uma sensação de triste, você também acha isso?".
Quando houver uma expressão muito forte e discrepante, os pais e professores devem ficar sempre atentos, com certeza não acontecerá apenas nas produções culturais, mas também em comportamentos sintomas psicossomáticos.


NARRATIVA: demostra de que maneira a criança compreende a realidade. No desenho, as expressões internas parecem de um jeito mais simbólico, já na narrativa, as hipótese de compreensão da realidade ficam mais claras, ou seja, a forma como a criança relaciona os fatos. Essa também é uma importante maneira de expressão, mas não deve ser interpretada de qual quer maneira, mas sim dentro de um contexto em relação ao seu desenvolvimento. 


ESTIMULAR A IMAGINAÇÃO É FUNDAMENTAL




É preciso que nós professores ajudemos as crianças a usar a imaginação e criatividade gerando assim seus conhecimento. Na educação formal, é uma das ferramentas para o conhecimento dos pequenos, com certeza dará bem mais trabalho do que dar tudo pronto para eles. Na correria em que vivemos nos dias atuais, precisamos estar atentos para não optar pela praticidade, inibindo algo tão importante no universo infantil. E preciso estar disponível emocionalmente, e assim mergulhar com as crianças em suas fantasias, valorizando e testando com eles suas hipótese e percebendo que temos muito para aprender com eles, já que ilimitamos tanto nossa criatividade conforme crescemos.


Comentário da leitura que fiz da psicóloga e psicoterapeuta Natércia Tiba.

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