quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Alfabetização

Lendo e escrevendo



O texto é o ponto inicial do meu trabalho pedagógico, pois é ele que tem significado e permite inferência, dedução e compreensão na leitura e escrita.
Um trabalho textual sempre deve faz parte no primeiro dia de aula, uma leitura de: história, poesia ou simplesmente uma canção.
Podemos até dividir esse trabalho pedagógico em três etapas:
  1. jogos de contato com a linguagem escrita;
  2. acesso a textos diversificados;
  3. atividades para aprofundar a interpretação de texto.
Jogos de contato com a linguagem escrita
  • CAMINHADA DE LEITURA:  organizar um passeio no quarteirão da escola. Durante o passeio, o professor observa, identifica e lê tudo o que estiver escrito no ambiente, esclarecendo sua função: cartaz, placas de trânsito, nomes de lojas, nomes de ruas, etc. Na volta, faça uma lista de palavras daquilo que foi observado no passeio.
  • LEITURA DE OBRA DE ARTE: leve para a sala de aula a reprodução de uma obra de arte, e mostrá-la à classe. Pedir que a observem atentamente e depois respondam:
a) O que vocês sentem quando olham para essa obra? Alegria, tristeza ou calma?
b) Que cores vocês veem?
c) Que formas aparecem mais?
d) As linhas são curvas ou retas?
e) É uma paisagem? Está longe ou perto?
f) Se você fosse o artista, que nome daria para a obra?(faço o registro na lousa).
g) Você gostou da obra? Por quê?

O professor se desejar pode escolher uma música que "combine" com a obra e levar CD para a classe ouvir. A partir da observação da obra outras atividades podem ser desenvolvidas,  como reescrita da obra ou fazer cópias em xerox da reprodução e pedir que as crianças interfiram na obra, mudando ou acrescentando elementos, colorindo formas, recortando e colando, de modo que passem a ser os novos autores da obra.
  • ATIVIDADES COM RÓTULOS:
Pede aos alunos que tragam de casa rótulos de vários tipos de produtos, e discute com os alunos sobre as cores, desenhos ou figuras que aprecem nos rótulos, perguntando também onde há letras e números. Depois, os alunos fazem cartazes classificando os rótulos em produtos de limpeza, higiene, alimentos, etc.; escolhem alguns produtos e escreva os nomes na lousa; a partir dessa lista, a classe escolhe um produto e discute que tipo de produto é e para que serve. Em seguida, a classe cria um novo nome e um novo rótulo para esse produto.
  • CORRE-CUTIA:
Elabore fichas com os nomes das crianças, forme uma roda e distribua as fichas aleatoriamente. Ao receber a ficha com o nome do colega, a criança não pode mostrá-la a ninguém. Segue-se, então a brincadeira corre-cutia. As crianças com a ficha em mãos começa a cantar o versinho, ao final, joga a ficha no centro da roda. A criança cujo nome estiver escrito na ficha deve levantar-se e correr atrás da primeira até pegá-la ou até que ela se sente no lugar vazio da roda __ que é o lugar da segunda. Se a criança for pega, deverá falar uma palavra que comece com a letra de seu nome.
  • TEXTO MEMORIZADO: pesquisar uma parlenda e escrevê-la nem folha, ou no caderno de registro. Primeiro a classe repete a parlenda e a decora. Em seguida, a professora escreve a parlenda na lousa e a lê junto com as crianças. Pede, então que a classe tente encontrar no texto da lousa determinada palavra da parlenda e observe suas letras. Outra possibilidade é escolher palavras do texto, copiá-las e contar suas letras.
  • JOGO DE RIMAS: poesia com rimas, palavras soltas ou em frases.
  • OUVINDO MÚSICA: aproveite a música que você esteja trabalhando com seu projeto. Fale um pouco sobre a música que serão escutadas na sala de aula, depois de ouvi-las, faz algumas perguntas:

a) Que tipo de sensação vocês têm ao ouvir essa música? alegria/tristeza, irritação/paz, calma/nervosismo.
b) Os sons dessa música são: fortes/fracos, quente/frios, definidos/confusos.
c) Os instrumentos que vocês conseguem ouvir são: um só/vários instrumentos, fáceis de reconhecer/confusos.
Depois, colo que a música novamente e pede que as crianças acompanhem o ritmo batucando na carteira. E pergunte novamente:
a) A música é rápida ou lenta?
b) Quantas partes ela tem?
c) Se vocês fossem os autores, que nome dariam para a música?
d) Vocês gostaram da música? Por quê?
A partir da audição, a classe cria uma história coletiva e uma ilustração.
  • BILHETE: aproveite os bilhetes que precisam mandar para os pais e trabalhe isso com os alunos. Esse momento todos participam dando opinião, e a professora faz o papel de redator da turma, escrevendo o bilhete no caderno de recado ou agenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi Deixe um comentário nesse blog, o blog da Corujinh@amiga!