quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Alfabetização

JOGOS DE ANÁLISE LINGUISTICA


      O jogo está presenta no cotidiano da vida de uma criança, isso todos nós sabemos, em seus desenhos, canto, rima, quando chuta uma bola, brinca com sua boneca e tantos outros jogos, sendo que através deles que as crianças constrói grande parte de seu conhecimento. Quando isso acontece, a situação ensino-aprendizagem fica caracterizada pelo aspecto lúdico e prazeroso em que o erro passa a ser aceito naturalmente e a interação com o outro é espontânea.
      Por meio dos jogos, do fazer, do brincar, do representar, a criança experimenta ir além, ultrapassar seus próprios limites, adquirindo autonomia na aprendizagem.
      Baseando nessa pequena reflexão meu trabalho este ano será realizado através de jogos, brincadeira e muitas atividade lúcidas. Não  deixando de citar que também realizarei alguns projetos ao longo do ano letivo, sempre focando a leitura e escrita de uma maneira lúdica.


  1. Letras do alfabeto: a primeira possibilidade é o bingo de letra, também é interessante dividir a classe em grupos, sortear as letras uma a uma e pedir que cada grupo diga algumas palavras começando com aquela letra. Pensei em fazer uma lista com essas palavras e deixar em exposição na sala, pois elas pertencem ao repertório ativo das crianças e devem ser aproveitadas em outras atividades. A ajuda dos alunos é fundamental para criar atividades com as letras do alfabeto e com listas de palavras.
  2. Alfabeto ilustrado: sortear uma letra para cada aluno e pedir que eles desenhem ou colem uma figura cujo o nome comece com a letra. Depois, a professora escreve a letra sobre o desenho, ou recorta de revista ou jornal e, embaixo, escreve o nome do mesmo usando uma cor diferente para a primeira letra. Deixe o material em uma caixa bem bonita para que as crianças possam visualizar, investigar e usar quando precisarem.
  3. Listagens na sala: elabore, junto com a classe, várias listas: roupas, compras de supermercado, animais, produtos de higiene, meios de transporte, nomes de cidade, brinquedos. Reconstruir na lousa algumas palavras utilizadas nas listagens, perguntando aos alunos quais letras devem ser utilizadas; depois os alunos as registram no caderno.
  4. Combinação de palavras: fazer fichas com nomes de frutas, alimentos, animais, legumes, brinquedos e outros grupos de palavras. Colocar todos os grupos dentro de uma caixa. O grupo de quatro criança recebe a caixa e cada uma tenta agrupar as fichas a partir de uma atributo combinado: por iniciais da palavra, por campo semântico, por terminação, por tamanho. Vence o aluno que conseguir terminar primeiro a tarefa.
  5. Bingo de nomes: próprio, animais ou frutas.
  6. Detetive: pedir que as crianças pensem em uma palavra e a escrevam num papel, mudando a posição das letras. Os alunos trocamos papéis e o vencedor será aquele que reconstruir mais rápido a palavra certa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi Deixe um comentário nesse blog, o blog da Corujinh@amiga!