terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Para refletir II

O que quero ensinar para meu alunos.


Ao longo dos nove anos de ensino fundamental, os alunos precisam desenvolver as seguintes habilidades:
  1. Expressar-se em diferentes situações: através de apresentações para a turma da escola, família e comunidade.
  2. Saber expressar-se de diferentes maneiras: ou seja, usar a linguagem adequada a cada ambiente: coloquial, em situações de intimidade; ou a formal, que utiliza a normal culta, em situações cerimoniosas.
  3. Conhecer e respeitar as variedades linguísticas do português falado. O aluno deve entender que um um país como o nosso e de grande culturas variadas: como sotaques, expressões regionais e maneiras diferentes de falar como o linguajar paulista, o carioca, o baiano e o gaúcho. Nenhum está certo ou errado. Eles são apenas diferentes.
  4. Saber distinguir e compreender o que dizem diferentes gêneros texto: uma bula de remédio, um bilhete, anúncio entre outros, pois são estilos e vocabulários diferentes entre si.
  5. Entender que a leitura pode ser uma fonte de informação, de prazer e de conhecimento. Ela dar acesso às informações necessárias para o dia-a-dia e aos mundos criados pela literatura e pelas ciências. 
  6. Ser capaz de identificar os pontos mais relevantes de um texto, organizar notas sobre esse texto, fazer roteiros, resumos, índices e esquemas.
  7. Expressar seus sentimentos, experiências, idéias e opções individuais: como também ser capaz de ouvir, interpretar e refletir sobre as ideias de outros, sabendo contrapor-lhe suas próprias ideias.Quando descreve, em classe, um fato ocorrido no seu dia-a-dia, ele esta treinando tal habilidade.
  8. Ser capaz de identificar e analisar criticamente os usos da língua enquanto instrumentos de divulgação de valores e preconceitos de raça, etnia, gênero, credo ou classe.
     Sendo assim com certeza os alunos terminaram o 5º Ano do ensino fundamental dominando a linguagem de maneira eficaz. Em outras palavras, devem ser capazes de produzir e interpretar textos, orais ou escritos, tanto para as necessidades do dia-a-dia, escrever um recado, ler as instruções de um eletrodoméstico, como para ter acesso aos bens culturais e à participação plena no mundo letrado, entender que é dito nem telejornal até ler um livro de poema.

É PRECISO LER, MESMO ANTES DE DOMINAR O ALFABETO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi Deixe um comentário nesse blog, o blog da Corujinh@amiga!