domingo, 25 de outubro de 2015

Sequência Didática



Sequência didática: livro Kabá Dareku

Atividades interdisciplinares: Língua Portuguesa, História e Arte.

Duração: Serão cinco aulas com 50 minutos por aula.

OBJETIVO ESPECÍFICO:

Identificar o nível de conhecimento das crianças sobre o universo indígena. Caracterizar o espaço ocupado pelo índio, seus hábitos e costumes.

OBJETIVOS
·         Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao país,
·         Utilizar diferentes linguagens – verbal, gráfica, plástica e corporal – como meio de produzir, expressar e comunicar suas ideias.
·         Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimento.
·         Desenvolver a coordenação motora, movimentos na danças, sequencia e ritmo.

Desenvolvimento:
  •      Leitura colaborativa
  •          Desenho
  •          Leitura de imagem
  •          Música/dança
  •          Vídeo
  •          Texto informativo
  •          Pesquisa

·         Questionamento
·         Para culminância: uma pequena dança, Curumim – Eliana
p    Procedimento:

 1º Dia
Roda de conversa:
Mostrar para os alunos figuras indígenas, deixando que os alunos façam conhecimento prévio.
Questionar os alunos como eles imaginam a vida em uma tribo de índio atualmente? Nesse momento é importante que os alunos possam expressar o que tem de conhecimento.

 1ª atividade: será desenhar uma aldeia de índio.
Cartazes: leitura de imagens!

2º Dia: apresentação do livro, leitura da capa do livro,




Leitura do cartaz:

“Nossos pais nos ensinam a fazer silencio para ouvir os sons da natureza;
Nos ensinam a olhar, conversar e ouvir
O que o rio tem para nos contar;
Ensinam-nos a olhar o voo dos pássaros
Para ouvir noticias do céu;
Ensinam-nos a contemplar a noite, a lua, as estrelas...”


Esse é Daniel Munduruku

2º dia:
Vídeo: os índios de Minas Gerais – sala de informática.
 Brincadeiras de crianças
O que tem em comum as brincadeiras de vocês em relação à dos índios.
Escrita dos alunos e ilustração.

  1. Quais das brincadeiras parecem com a nossa? Vocês já brincaram com algumas delas?

      2.E vocês meninas já brincaram como elas, qual seria a brincadeira semelhante?

3º Dia
Literatura: Colaborativa
Depois da roda de conversar iremos registrar o que os alunos entenderam respondendo um pequeno questionário.
Livro: Kabá Dareku
Autor: Daniel Mandukuru
Editora: Brinque Book
1.    Qual o assunto principal do livro?
2.    O titulo do livro esta adequado para historia? Justifique sua resposta.
3.    O que você aprendeu com a leitura desse livro?
4.    Qual a parte mais importante do livro para você. Cite-a.
5.    Através de um pequeno texto ou poema escreva sobre o índio.

4º Dia

Leitura de um texto informativo, realizado pelo aluno Danilo Mirelles.

Pesquisa:
A influência do índio em nossas vidas:
Avaliação:

O momento de avaliar é importante precisa ser respeitado o desenvolvimento de cada uma de acordo com suas limitações:
·         Avaliação de forma diversificada,
·         Cobrança de atitudes: interesse, participação e criatividade.
f   

      Finalização das atividades: Imagens









    E as atividades continuam não param!
























Um comentário:

  1. Boa noite gostei de seu trabalho, gostaria de trabalha essa sua sequencia didática com meus alunos.

    ResponderExcluir

Oi Deixe um comentário nesse blog, o blog da Corujinh@amiga!