Sequência didática: livro Kabá Dareku
Atividades interdisciplinares: Língua
Portuguesa, História e Arte.
Duração:
Serão cinco aulas com 50 minutos por aula.
OBJETIVO
ESPECÍFICO:
Identificar o nível de
conhecimento das crianças sobre o universo indígena. Caracterizar o espaço
ocupado pelo índio, seus hábitos e costumes.
OBJETIVOS
·
Conhecer
características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e
culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade
nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao país,
·
Utilizar
diferentes linguagens – verbal, gráfica, plástica e corporal – como meio de
produzir, expressar e comunicar suas ideias.
·
Saber
utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir
e construir conhecimento.
·
Desenvolver
a coordenação motora, movimentos na danças, sequencia e ritmo.
Desenvolvimento:
- Leitura colaborativa
- Desenho
- Leitura de imagem
- Música/dança
- Vídeo
- Texto informativo
- Pesquisa
·
Questionamento
·
Para
culminância: uma pequena dança, Curumim – Eliana
p Procedimento:
1º Dia
Roda de conversa:
Mostrar para os alunos figuras
indígenas, deixando que os alunos façam conhecimento prévio.
Questionar os alunos como eles
imaginam a vida em uma tribo de índio atualmente? Nesse momento é importante
que os alunos possam expressar o que tem de conhecimento.
1ª atividade: será desenhar uma
aldeia de índio.
Cartazes: leitura de imagens!
2º Dia:
apresentação do livro, leitura da capa do livro,
Leitura do cartaz:
“Nossos pais
nos ensinam a fazer silencio para ouvir os sons da natureza;
Nos ensinam a
olhar, conversar e ouvir
O que o rio
tem para nos contar;
Ensinam-nos a
olhar o voo dos pássaros
Para ouvir
noticias do céu;
Ensinam-nos a
contemplar a noite, a lua, as estrelas...”
Esse é Daniel Munduruku
2º
dia:
Vídeo:
os índios de Minas Gerais – sala de informática.
Brincadeiras de crianças
O
que tem em comum as brincadeiras de vocês em relação à dos índios.
Escrita
dos alunos e ilustração.
- Quais das brincadeiras parecem com a nossa? Vocês já brincaram com algumas delas?
2.E
vocês meninas já brincaram como elas, qual seria a brincadeira semelhante?
3º
Dia
Literatura:
Colaborativa
Depois
da roda de conversar iremos registrar o que os alunos entenderam respondendo um
pequeno questionário.
Livro:
Kabá Dareku
Autor:
Daniel Mandukuru
Editora:
Brinque Book
1.
Qual
o assunto principal do livro?
2.
O
titulo do livro esta adequado para historia? Justifique sua resposta.
3.
O
que você aprendeu com a leitura desse livro?
4.
Qual
a parte mais importante do livro para você. Cite-a.
5.
Através
de um pequeno texto ou poema escreva sobre o índio.
4º Dia
Leitura de um
texto informativo, realizado pelo aluno Danilo Mirelles.
Pesquisa:
A influência
do índio em nossas vidas:
Avaliação:
O
momento de avaliar é importante precisa ser respeitado o desenvolvimento de
cada uma de acordo com suas limitações:
·
Avaliação
de forma diversificada,
·
Cobrança
de atitudes: interesse, participação e criatividade.
f
Finalização das atividades: Imagens
E as atividades continuam não param!
Boa noite gostei de seu trabalho, gostaria de trabalha essa sua sequencia didática com meus alunos.
ResponderExcluir