JUSTIFICATIVA
O projeto justifica-se pela
importância do professor como modelo e entusiasta na formação do aluno leitor,
propiciando através das diversas estratégias utilizadas o estreitamento da relação
dos alunos com todos os gêneros e portadores textuais, bem como o gosto pela
leitura.
OBJETIVO
GERAL: espera-se com
que esse projeto proporcione momentos de leitura prazerosa e com isso fazer uma
inserção dos alunos no mundo letrado, de forma com que seu interesse por ela
cresça gradativamente, conhecendo assim as diversas portadores e gêneros
textuais.
Objetivos específicos:
ü Incentivas o gosto pela leitura;
ü Ler o livro em partes, com entusiasmo
e trazer;
ü Fazer interpretação oral de cada
capitulo lido;
ü Fazê-los refletir sobre a diversidade
textual e seus portadores;
ü Destacar a diferenças textuais e seus
gêneros;
ü Registrar os conhecimentos prévios;
ü Fazer com que evoluam nas hipóteses da
leitura e escrita.
ü Motivar a leitura em voz alta.
ü Valorizar o livro que os pais
compraram cuidando do mesmo.
Habilidades envolvidas:
ü Exposição oral;
ü Identificar principais características
de um tipo de texto;
ü Identificar elementos relevantes em um
gênero textual;
ü Adequar textos aos seus gêneros e
portadores devidos;
ü Realizar interpretação textual;
ü Expressar-se com coerência e ouvir com
atenção;
ü Realizar algumas escritas como produção
textual tais como: carta, manual, poema, bula entre outros;
ü Desenhos;
Desenvolvimento (Etapas)
ü Leitura coletiva;
ü Expressão oral;
ü Desenho
ü Escrita de poema, carta, receita;
ü Escuta ativa de diferentes registros;
ü Comparação entre diferentes registros;
ü Analise dos sentidos atribuídos a um
texto.
Materiais necessários:
ü Livro: Felpo Filva – Eva Furnari, se
possível que cada aluno possa ter o seu.
ü Atividades pertinentes – avulsos.
ü Lápis de cor, borracha, lápis preto,
entre outros o básico.
ü Livro de receita
ü Revista para recorte
ü Felpo (boneco)
ü Caderno de Registro das atividades, e
participação dos pais.
Desenvolvimento
A leitura do livro será feita em
partes, para que o professor possa trabalhar a cada gênero ou portador textual
individualmente, dando a devida importância e destaque a cada um deles.
ü Apresentação do livro Felpo Filva –
Eva Furnari
ü Levantamento dos personagens da
história
ü Ler a sinopse do livro, ver o que os
alunos já sabem a respeito de sinopse.
ü Leitura de algumas partes do livro por
parte da professora, e com a participação de alguns alunos que já dominam a
leitura com autonomia; na qual será escolhido quem irá ler.
ü Retomada dos pontos principais e
personagens da história;
ü Destaque do gênero ou portador textual
citado durante a leitura;
ü Atividade pertinente ao gênero ou
portador destacado;
MÊS DE AGOSTO
|
ü
Apresentação
do projeto
|
ü
Apresentação
do livro, verificar quantos alunos comparam o livro. (O importante e ressaltar
que a compra do livro não é obrigatório).
|
ü
Leitura
da capa: explorar o máximo da capa, como ponto principal.
|
ü
Tarefa
trazer os meninos: montar a máquina de crescer orelha.
ü
Texto: Manual de instrução, para que serve?
|
MÊS
DE SETEMBRO
|
ü
Roda
de leitura, momento em que iremos começar a leitura
|
ü
Falando
sobre Bullying – vídeo
ü
Pesquisa
sobre o assunto
|
ü
Realização
do autorretrato – escrita (dos pais)
|
ü
Tarefa:
trazer pequeno texto manual de instrução
|
ü
Colocar
no caderno de registro
|
ü
Um
aluno levara o caderno de registro para que os pais possam participar.
|
ü
Livro
de receita: Dona Benta para crianças
|
ü
Trazer
uma receita para que possamos colocar no caderno de registro.
|
MÊS
DE OUTUBRO
|
ü
Leitura
|
ü
Elaboração
de carta para um amigo,
|
ü
Cada
aluno deverá trazer seu enderenço, CEP, bairro
|
ü
Registro
no caderno
|
ü
Desenho
do Felpo e sua amiga Charlô
|
ü
Cartão
postal, confecção pelos alunos
|
ü
Realização
em folha: recorte de imagens em revistas para confecção de um cartão postal,
preenchimento do mesmo
|
ü
Cantiga
de roda
|
MÊS
DE NOVEMBRO
|
ü
Roda
de discussões: Buylling
|
ü
Realização
do registro no caderno, pedir que apenas um pai escreva sobre o assunto.
|
ü
Roda
de conversar para a leitura, registro da família escolhida.
|
ü
Opinião
sobre o livro
|
ü
Ilustração
dos personagens
|
ü
Encerramento
do projeto com outras leituras que fizemos durante o ano.
|
AVALIAÇÃO
Será realizada por meio de observação
da participação, interação em atividades individuais e/ou em grupo, empenho e
cooperação durante as etapas do projeto. Serão observadas também as
dificuldades, o interesse e o empenho nas atividades em sala e de pesquisa com
a família.
RESULTADO
FINAL
Confecção do nosso “Caderno de
registros” com as atividades durante o semestre, com a opinião dos pais.
Confecção dos desenhos dos alunos em
forma de um caderno coletivo.
Exposição das tarefas sugeridas, como
por exemplo a máquina de fazer crescer, máquina de escrever, cartão postal
confeccionado pelos alunos e um pequeno caderno de receita. Por fim depoimento
de alguns alunos, o que acharam do projeto e das atividades realizadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oi Deixe um comentário nesse blog, o blog da Corujinh@amiga!