quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Projeto: Eva Furnari


JUSTIFICATIVA
O projeto justifica-se pela importância do professor como modelo e entusiasta na formação do aluno leitor, propiciando através das diversas estratégias utilizadas o estreitamento da relação dos alunos com todos os gêneros e portadores textuais, bem como o gosto pela leitura.

OBJETIVO GERAL: espera-se com que esse projeto proporcione momentos de leitura prazerosa e com isso fazer uma inserção dos alunos no mundo letrado, de forma com que seu interesse por ela cresça gradativamente, conhecendo assim as diversas portadores e gêneros textuais.
Objetivos específicos:
ü  Incentivas o gosto pela leitura;
ü  Ler o livro em partes, com entusiasmo e trazer;
ü  Fazer interpretação oral de cada capitulo lido;
ü  Fazê-los refletir sobre a diversidade textual e seus portadores;
ü  Destacar a diferenças textuais e seus gêneros;
ü  Registrar os conhecimentos prévios;
ü  Fazer com que evoluam nas hipóteses da leitura e escrita.
ü  Motivar a leitura em voz alta.
ü  Valorizar o livro que os pais compraram cuidando do mesmo.
Habilidades envolvidas:
ü  Exposição oral;
ü  Identificar principais características de um tipo de texto;
ü  Identificar elementos relevantes em um gênero textual;
ü  Adequar textos aos seus gêneros e portadores devidos;

ü  Realizar interpretação textual;
ü  Expressar-se com coerência e ouvir com atenção;
ü  Realizar algumas escritas como produção textual tais como: carta, manual, poema, bula entre outros;
ü  Desenhos;
Desenvolvimento (Etapas)
ü  Leitura coletiva;
ü  Expressão oral;
ü  Desenho
ü  Escrita de poema, carta, receita;
ü  Escuta ativa de diferentes registros;
ü  Comparação entre diferentes registros;
ü  Analise dos sentidos atribuídos a um texto.
Materiais necessários:
ü  Livro: Felpo Filva – Eva Furnari, se possível que cada aluno possa ter o seu.
ü  Atividades pertinentes – avulsos.
ü  Lápis de cor, borracha, lápis preto, entre outros o básico.
ü  Livro de receita
ü  Revista para recorte
ü  Felpo (boneco)
ü  Caderno de Registro das atividades, e participação dos pais.
Desenvolvimento
A leitura do livro será feita em partes, para que o professor possa trabalhar a cada gênero ou portador textual individualmente, dando a devida importância e destaque a cada um deles.
ü  Apresentação do livro Felpo Filva – Eva Furnari
ü  Levantamento dos personagens da história
ü  Ler a sinopse do livro, ver o que os alunos já sabem a respeito de sinopse.
ü  Leitura de algumas partes do livro por parte da professora, e com a participação de alguns alunos que já dominam a leitura com autonomia; na qual será escolhido quem irá ler.
ü  Retomada dos pontos principais e personagens da história;
ü  Destaque do gênero ou portador textual citado durante a leitura;
ü  Atividade pertinente ao gênero ou portador destacado;
MÊS DE AGOSTO
ü  Apresentação do projeto
ü  Apresentação do livro, verificar quantos alunos comparam o livro. (O importante e ressaltar que a compra do livro não é obrigatório).
ü  Leitura da capa: explorar o máximo da capa, como ponto principal.
ü  Tarefa trazer os meninos: montar a máquina de crescer orelha.
ü   Texto: Manual de instrução, para que serve?

MÊS DE SETEMBRO
ü  Roda de leitura, momento em que iremos começar a leitura
ü  Falando sobre Bullying – vídeo
ü  Pesquisa sobre o assunto
ü  Realização do autorretrato – escrita (dos pais)
ü  Tarefa: trazer pequeno texto manual de instrução
ü  Colocar no caderno de registro
ü  Um aluno levara o caderno de registro para que os pais possam participar.
ü  Livro de receita: Dona Benta para crianças
ü  Trazer uma receita para que possamos colocar no caderno de registro.

MÊS DE OUTUBRO
ü  Leitura
ü  Elaboração de carta para um amigo,
ü  Cada aluno deverá trazer seu enderenço, CEP, bairro
ü  Registro no caderno
ü  Desenho do Felpo e sua amiga Charlô
ü  Cartão postal, confecção pelos alunos
ü  Realização em folha: recorte de imagens em revistas para confecção de um cartão postal, preenchimento do mesmo
ü  Cantiga de roda

MÊS DE NOVEMBRO
ü  Roda de discussões: Buylling
ü  Realização do registro no caderno, pedir que apenas um pai escreva sobre o assunto.
ü  Roda de conversar para a leitura, registro da família escolhida.
ü  Opinião sobre o livro
ü  Ilustração dos personagens
ü  Encerramento do projeto com outras leituras que fizemos durante o ano.


AVALIAÇÃO
Será realizada por meio de observação da participação, interação em atividades individuais e/ou em grupo, empenho e cooperação durante as etapas do projeto. Serão observadas também as dificuldades, o interesse e o empenho nas atividades em sala e de pesquisa com a família.
RESULTADO FINAL
Confecção do nosso “Caderno de registros” com as atividades durante o semestre, com a opinião dos pais.
Confecção dos desenhos dos alunos em forma de um caderno coletivo.
Exposição das tarefas sugeridas, como por exemplo a máquina de fazer crescer, máquina de escrever, cartão postal confeccionado pelos alunos e um pequeno caderno de receita. Por fim depoimento de alguns alunos, o que acharam do projeto e das atividades realizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi Deixe um comentário nesse blog, o blog da Corujinh@amiga!