terça-feira, 28 de outubro de 2014

Plano de ação

PLANO DE AÇÃO: 
3ª SEMANA

1º DIA
  • Leitura: Gato pra cá, rato pra lá.
  • Os alunos irão fazer a leitura individual junto com a professora.
  • Fazer a ilustração da história. 
2º DIA
  • Escrever o nome dos animais. (carimbo)
  • Adedanha

3º DIA
  • Rimando palavras.
Comentário:
Todas as atividades são acompanhadas pela professora. Sendo importante não a quantidade de atividade, mas a qualidade.
Os alunos precisam se sentir seguro, confiantes para realizar todas as propostas feitas pela professora.
Ler e escrever precisa ser uma habilidade que se adquire com o exercício e o tempo, e torna-se fruto das atividades desenvolvidas pelos alunos. Forma sua maneira individual de perceber e construir o mundo em que vive, expondo idéias, sentimentos e opiniões.

Atividades





  
1) Leitura: O GATO PRA CÁ, RATO PRA LÁ

ERA UM GATO, MUITO VIAJADO, QUE ANDAVA PULANDO POR SOBRE O TELHADO,
 E ENCONTROU, DE REPENTE, DE CINZA VESTIDO, UM RATINHO CHOROSO QUE ESTAVA PERDIDO.
O GATO, DE FATO, QUE NÃO GOSTA DE RATO, QUIS MORDER, QUIS PEGAR SEU ETERNO INIMIGO,
 MAS O RATO CINZENTO PARECIA ALGUÉM TÃO SOZINHO, COITADO, SEM TER NINGUÉM...
QUE DESPERTOU NO GATO UMA CERTA TRISTEZA VENDO O RATO CHORANDO, NAQUELA FRAQUEZA.
DONA LUA, REDONDA, QUE A TUDO ASSISTIA, VIU O RATO SOFRENDO, NAQUELA AGONIA,
SAIU LÁ DA SUA MORADA, DESCEU CÁ PRA PERTO, CHEGOU APRESSADA, USANDO, DE PRATA, UMA ESCADA ROLANTE, POUSOU NO TELHADO DA LUA BRILHANTE.
O GATO PRA CÁ, MIANDO PRO RATO.
O RATO PRA LÁ, COM MEDO DO GATO...
MAS VENDO A LUA, O GATO, DE FATO,
FICOU AMOROSO, MIANDO POESIA.
A LUA, TÃO GATA, TÃO PRATA, SORRIA.
O RATO CINZENTO APROVEITOU O SOSSEGO,
PULOU NO LUGAR E VIROU UM MORCEGO!

AUTORA: SYLVIA ORTHOF

2) Escreva o nome dos animais: Carimbo)

3) ADEDANHA

Adedanha é um jogo muito divertido. Você tem que escrever nomes de OBJETOS, PESSOAS, FRUTAS E ANIMAIS iniciados com a letra escolhida.


LETRAS
NOMES DE OBJETOS
NOMES DE
FRUTAS
NOMES DE
ANIMAIS
NOMES DE
PESSOAS













































4) Depois do termino da brincadeira, escreva as palavras que você errou. Peça ajuda para a sua professora.
  
RIMANDO PALAVRAS

Observe os desenhos e escreva palavras que rimem com os nomes deles.

Desenho
Palavras que rimam






ANEL





FLOR


AMOR, COR, DOR, INCOLOR,
APONTADOR, DOUTOR,
TRAIDOR E PINTOR



BORBOLETA


  





MÃO


PENSE! O QUE TEM AS PALAVRAS QUE RIMAM EM COMUM:



domingo, 26 de outubro de 2014

Sequência didática de matemática

Sequência Matemática:

  Grandeza e Medida



CONTEÚDOS
  • Tamanho
  • Peso
  • Classificação/Ordem
  • Uso do termo: grande/pequeno, maior/menor
OBJETIVOS
  • Explorar noções das grandezas, comprimento, capacidade e tempo;
  • Desenvolver o sentido de comparação em medidas;
  • Conhecer instrumento de medida e massa.
  • Expressar, numéricamente, o resultado de uma medição
  • Pesquisar.

TEMPO ESTIMADO: 6 aulas.

DESENVOLVIMENTO
1º Passo: ler a historia: Quem vai ficar como pêssego?
Atividade oral, fazendo a leitura da capa do livro.

  • Quantos animais há capa?
  • Olhando bem quem seria o maior e o menor deles?
  • Para vocês quem tem a maior boca?
  • Da para dividir o pêssego entre eles?

2º Passo: Comparando tamanho: dos animais da história, registrar no caderno de matemática.

3º Passo: O tamanho que temos: organizar os alunos em roda, vocês sabe o que é medida? Quem conhece? Como podemos usar? Quem sabe o tamanho do pé e das mãos?  Quem é mais alto da sala? Quem é menor?  Qual a diferença de altura e comprimento? Em grupo os alunos irão registrar as respostas.
4º Passo: Aprendendo um pouco mais:
·         Para pensar e descobrir.
·         Brincar com a fita métrica, cada grupo ira medir seu colega.
·         Medindo a natureza, atividade fora da sala.

5º Passo: Pesquisar sobre os animais usando uma ficha técnica.
Essa atividade será realizada no laboratório de informática. Os alunos deverão preencher as fichas conforme o modelo como exemplo.

Ficha técnica: Os animais da história.
Ver o exemplo, abaixo.


Ficha do animal


COMPRIMENTO

ALTURA

PESO

GESTAÇÃO

Nº DE FILHOTES



Veja os alunos realizando as atividades.





























sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Plano de ação

Plano de ação

Leitura.
Livro: Assim Assado de Eva Furnari
Era uma vez...
Um urso chorão, coitado ele nunca sabia a lição.
Era uma vez...
Um elefante delicado, levou uma bronca, ficou emburrado.
Era uma vez...
Uma velha coroca, foi pro jardim, conversar com minhoca.
Era uma vez...
Um coelho valente, entrou numa briga, ficou sem dente.
Era uma vez...
Um leão vaidoso, bateu um vento, ficou horroroso.
Era uma vez...
Um filhote de cascavel, se distraiu, comeu um chapéu.
Era uma vez...
Uma centopeia maluquinha, tinha três chinelos, seis sapatos e uma botina.
Era uma vez...
Uma zebra engraçada, vestia paletó de bolinhas e calça listrada.
Era uma vez...
Um gato diferente, comia refrigerante e tomava cachorro_ quente.
Era uma vez...
Uma gata malhada, trombou com uma fada, ficou encantada.
Era uma vez...
Uma traça fatal, comeu as meias e as calças do general.
Era uma vez...


Atividades
  1.  Procure no texto escrevendo abaixo o nome dos animais que aparece na história.
  2.     Procure no texto os personagens que não são animais: 
  3.    Vamos rimar, você deverá procurar no texto as palavras que rimam com:

Ø  Chorão rima com _____________________
Ø  Delicado rima com ____________________
Ø  Coroca rima com _____________________
Ø  Valente rima com _____________________
Ø  Vaidoso rima com _____________________
Ø  Cascavel rima com ____________________
Ø  Engraçado rima com ___________________
Ø  Malhada rima com _____________________
  1.     Pense que outras palavras poderiam rimar com:

Ø  Chorão   _________________________
Ø  Delicado _________________________
Ø  Valente __________________________
Ø  Vaidoso __________________________
  •     Leias as palavras e coloque na ordem alfabética:

Ø  Lição, jardim, dente, vento, chapéu, chinelos, sapato, botina, paletó, calça, refrigerante, fada, meias, calça e gravata.
___________________, ________________________, _________________,
___________________, ________________________, __________________,
___________________, ________________________, ___________________,
___________________, ________________________, ___________________,
___________________, ________________________, ___________________.
  • Escolha qual parte do livro que você mais gostou, faça o desenho da página e copie o :

Era uma vez...

  • Leia as palavras, depois recorte e cole na ordem alfabética( essa atividade só se a criança não conseguir realizar a atividade acima).

LIÇÃO
JARDIM
VENTO
DENTE
CHAPÉU
CALÇA
CHINELOS
REFRIGERANTE
SAPATOS
FADA
BOTINA
MEIAS
PALETÓ
GRAVATA


segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Sequência didática geométria


 Formas Geometrias: quadrado, triângulo, retângulo e círculo.


Objetivos:
  • Reconhecer e identificar, construir, comparar, classificar e representar figuras planas e não planas;
  • Compor e decompor figuras planas;
  • Identificar o forma do círculo (esfera);
  • Identificar o quadrado, retângulo como faces de alguns sólidos geométricos.
  • Identificar e contar vértices, faces e arestas e cubo e bloco lógico;
  • Iniciar a representação das figuras pelo desenho ou recorte.
  • Ater-se ao ambiente associando as figuras geométricas aos objetos conhecidos.
  • Apropriarem do bloco lógico e tangram;
  • Conhecer a lenda do tangram.

Material:
  • Bloco lógico
  • Tangram
  • Vídeo
  • Papel colorido
  • Cola tesoura
  • Palito de fósforo
  • Folha de sulfite ou caderno de desenho.
  • Atividades que reforce o conceito.

Desenvolvimento:
  • Apresentar várias caixas para os alunos em diversos tamanhos e formas;
  • Dividir os alunos em grupos para desmontar as caixas e identificar formas, quantos vértices e arestas;
  • Em grupo montar figuras geométricas usando palito de fósforo e com mesmo identificar vértices e arestas;
  • Outro grupo formar com o bloco lógico figuras;
  • Recortar as formas geométricas formando figuras;
  • Em roda de conversar os alunos deverão identificar as formas geométricas na sala de aula e fora da sala;
  • Apresentar o tangram para a sala e levá-los a conhecer a lenda do mesmo.
  • Montar figuras com o tangram.

Perspetiva de duração do conteúdo:
  • 06 aulas conforme o desenvolvimento dos alunos.

Avaliação:
  • Ao final da aula, espera-se que os alunos sejam capazes de antecipar característica de figuras geométricas, entre outras habilidades.
 Atividades realizadas pelos alunos do 2º ano A

1) Caixa: desmontar, montar e registrar o que aprendeu:









 2) Bloco lógico: brincando e montar, também se aprende.







3) Recorte e colagem: com as forma geométrica o que você fez? Registrar por escrito.











4) Tangram: observando e fazendo, quebrando a cabeça.





5) Colagem com palito de fósforo