Formas Geometrias: quadrado, triângulo, retângulo e círculo.
Objetivos:
- Reconhecer
e identificar, construir, comparar, classificar e representar figuras
planas e não planas;
- Compor
e decompor figuras planas;
- Identificar
o forma do círculo (esfera);
- Identificar
o quadrado, retângulo como faces de alguns sólidos geométricos.
- Identificar
e contar vértices, faces e arestas e cubo e bloco lógico;
- Iniciar
a representação das figuras pelo desenho ou recorte.
- Ater-se
ao ambiente associando as figuras geométricas aos objetos conhecidos.
- Apropriarem
do bloco lógico e tangram;
- Conhecer
a lenda do tangram.
Material:
- Bloco
lógico
- Tangram
- Vídeo
- Papel
colorido
- Cola
tesoura
- Palito
de fósforo
- Folha
de sulfite ou caderno de desenho.
- Atividades
que reforce o conceito.
Desenvolvimento:
- Apresentar
várias caixas para os alunos em diversos tamanhos e formas;
- Dividir
os alunos em grupos para desmontar as caixas e identificar formas, quantos
vértices e arestas;
- Em
grupo montar figuras geométricas usando palito de fósforo e com mesmo
identificar vértices e arestas;
- Outro
grupo formar com o bloco lógico figuras;
- Recortar
as formas geométricas formando figuras;
- Em
roda de conversar os alunos deverão identificar as formas geométricas na
sala de aula e fora da sala;
- Apresentar
o tangram para a sala e levá-los a conhecer a lenda do mesmo.
- Montar
figuras com o tangram.
Perspetiva de duração do conteúdo:
- 06
aulas conforme o desenvolvimento dos alunos.
Avaliação:
- Ao
final da aula, espera-se que os alunos sejam capazes de antecipar
característica de figuras geométricas, entre outras habilidades.
Atividades realizadas pelos alunos do 2º ano A
1) Caixa: desmontar, montar e registrar o que aprendeu:
2) Bloco lógico: brincando e montar, também se aprende.
adorei sua sequencia vou utilizar algumas atividades em minha sala de aula.
ResponderExcluirAdorei vou realizar essas atividades com os meus alunos.Obrigada
ResponderExcluirMuito bom! Vou utilizar essas ideias no meu estágio.
ResponderExcluirGostei muito das estratégias.
ResponderExcluir