domingo, 5 de outubro de 2014

Semana da Matemática

JOGOS MATEMÁTICA

Uma semana bem diferente, iremos trabalhar com os jogos de matemática.
1) CUBRA A DIFERENÇA
MATERIAL:
  • 2 dados
  • 4 tabuleiros individuais (ver a foto)
  • 24 cartões coloridos ( 6 vermelhos, 6 azuis, 6 verde e 6 amarelos)
Números de jogadores: 4 participantes.

REGRAS:
  • cada criança escolhe a cor desejadas
  • inicia-se o jogo tirando par ou impar
  • cada jogador lança, sua vez, os dois dados simultaneamente e calcula a diferença entre as duas quantidades que saíram nos dados.
  • o jogador cobre, com um dos seus cartões, no seu tabuleiro, o número correspondente à diferença obtida.
  • o próximo jogador procede da mesma forma e assim sucessivamente.
  • caso o número correspondente à diferença já esteja coberto, o jogador passa a vez para o próximo.
  • Vence o jogo quem cobrir primeiro todos os números do seu tabuleiro.

2) CUBRA O ANTERIOR
MATERIAL:
  • 2 dados comuns
  • 4 tabuleiro com números de 1 a 11 (ver a foto)
  • 44 cartões coloridos ( 11 cartões nas cores: laranjas, lilás,azuis e vermelhos)

Números de jogadores: 4 participantes.

REGRAS:
  • Cada criança escolhe uma cor.
  • Assem que escolher a cor, a criança pega o seu tabuleiro e os 11 cartões da mesma cor.
  • Cada jogador lança, na sua vez, os dois dados simultaneamente e calcula a soma das duas quantidades que saíram nos dados.
  • O jogador cobre com um dos cartões, no seu tabuleiro, o número antecessor ao resultado da soma obtida.
  • O próximo jogador procede obtido na soma já esteja coberto, o jogador passa a vez para o próximo.
  • Vence quem cobrir primeiro todos os números do seu tabuleiro.
3) PARA OU ARRISCA? I
MATERIAL:
  • 1 dado
  • 1 follhas de papel em branco
  • 1 lápis de escrever
Números de jogadores: 4 participantes.

REGRAS:
  • Cada jogador, na sua vez, lança o dado uma primeira vez, registrando no papel a quantidade obtida. Em seguida, decide se quer jogar mais vezes. Se optar por jogar, deve estar atento para as seguintes situações:
  1. se saírem a quantidade 2,3,4,5 ou 6 , adiciona-se o número ao valor anterior e pode continuar jogando, se quiser, ou, se não quiser, passa-se a vez para o próximo jogador.
  2. se sair a quantidade 1 perde a vez e passa a vez para o próximo.
Ganha o jogo quem primeiro atingir: 80 pontos. ( pra mais ou pra menos se conforme o desenvolvimento das crianças do grupo).

4) PARA OU ARRISCA? II
MATERIAL:
  • 2 dados comuns
  • 1 folha de papel branco
  • 1 lapis de escrever.

Números de jogadores: 4 participantes.

REGRAS:
  • Cada jogador, na sua vez, lança os dois dados simultaneamente, registrando no papel a soma obtida. Após o primeiro lançamento, o jogador registra a soma dos dois dados e decide se que jogar mais vezes. Se optar por jogar novamentte, deve estar atento para seguintes situações:
__ se sair números cuja soma é um número ímpar adiciona-se a soma ao valor anterior e pode continuar jogando se quiser, ou, se quiser, passa a vez para o próximo jogador;
__ se sair números cuja a soma é um número para adiciona-se a metade dos pontos obtidos e passa a vez;
__ se sair o número 1 em dos daods perdem-se os pontos daquela roada e passa a vez;
__ se sair número 1 ambos os lados os dados ganha-se um bônus de 30 pontos.

Ganha o jogo quem primeiro atingir 100 pontos ( podendo ser para mais ou para menos conforme o desenvolvimento dos alunos).

Os alunos jogando.











Avaliação:
Os alunos mostraram desempenho nos jogos, boa participação e o convívio sendo produtivo.
As dificuldades apareceram , mas não foi para desanimar ou desistir de jogar.
Uma semana bem rica.
Matemática não é bicho-papão!

Um comentário:

  1. Amiga Denise, sempre dinâmica, esta é a maneira divertida que leva ao aprendizado.Parabéns, um grande beijo.

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