Sequência Matemática:
Grandeza e Medida
CONTEÚDOS
- Tamanho
- Peso
- Classificação/Ordem
- Uso do termo:
grande/pequeno, maior/menor
OBJETIVOS
- Explorar noções das
grandezas, comprimento, capacidade e tempo;
- Desenvolver o
sentido de comparação em medidas;
- Conhecer
instrumento de medida e massa.
- Expressar,
numéricamente, o resultado de uma medição
- Pesquisar.
TEMPO
ESTIMADO: 6 aulas.
DESENVOLVIMENTO
1º
Passo: ler a historia: Quem vai ficar como pêssego?
Atividade
oral, fazendo a leitura da capa do livro.
- Quantos animais há
capa?
- Olhando bem quem
seria o maior e o menor deles?
- Para vocês quem tem
a maior boca?
- Da para dividir o
pêssego entre eles?
2º
Passo: Comparando tamanho: dos animais da história, registrar no caderno de
matemática.
3º
Passo: O tamanho que temos: organizar os alunos em roda, vocês sabe o que é
medida? Quem conhece? Como podemos usar? Quem sabe o tamanho do pé e das
mãos? Quem é mais alto da sala? Quem é
menor? Qual a diferença de altura e
comprimento? Em grupo os alunos irão registrar as respostas.
4º
Passo: Aprendendo um pouco mais:
·
Para pensar e
descobrir.
·
Brincar com a
fita métrica, cada grupo ira medir seu colega.
·
Medindo a
natureza, atividade fora da sala.
5º Passo: Pesquisar sobre os
animais usando uma ficha técnica.
Essa atividade será
realizada no laboratório de informática. Os alunos deverão preencher as fichas
conforme o modelo como exemplo.
Ficha
técnica: Os animais da história.
Ver
o exemplo, abaixo.
Ficha do animal
|
|
COMPRIMENTO
|
|
ALTURA
|
|
PESO
|
|
GESTAÇÃO
|
|
Nº
DE FILHOTES
|
Veja os alunos realizando as atividades.
Muito bem explanado o plano de aula, parabéns pelas idéias!!!!
ResponderExcluirAdorei as sugestões, vou por em prática!!!
ResponderExcluir