domingo, 26 de outubro de 2014

Sequência didática de matemática

Sequência Matemática:

  Grandeza e Medida



CONTEÚDOS
  • Tamanho
  • Peso
  • Classificação/Ordem
  • Uso do termo: grande/pequeno, maior/menor
OBJETIVOS
  • Explorar noções das grandezas, comprimento, capacidade e tempo;
  • Desenvolver o sentido de comparação em medidas;
  • Conhecer instrumento de medida e massa.
  • Expressar, numéricamente, o resultado de uma medição
  • Pesquisar.

TEMPO ESTIMADO: 6 aulas.

DESENVOLVIMENTO
1º Passo: ler a historia: Quem vai ficar como pêssego?
Atividade oral, fazendo a leitura da capa do livro.

  • Quantos animais há capa?
  • Olhando bem quem seria o maior e o menor deles?
  • Para vocês quem tem a maior boca?
  • Da para dividir o pêssego entre eles?

2º Passo: Comparando tamanho: dos animais da história, registrar no caderno de matemática.

3º Passo: O tamanho que temos: organizar os alunos em roda, vocês sabe o que é medida? Quem conhece? Como podemos usar? Quem sabe o tamanho do pé e das mãos?  Quem é mais alto da sala? Quem é menor?  Qual a diferença de altura e comprimento? Em grupo os alunos irão registrar as respostas.
4º Passo: Aprendendo um pouco mais:
·         Para pensar e descobrir.
·         Brincar com a fita métrica, cada grupo ira medir seu colega.
·         Medindo a natureza, atividade fora da sala.

5º Passo: Pesquisar sobre os animais usando uma ficha técnica.
Essa atividade será realizada no laboratório de informática. Os alunos deverão preencher as fichas conforme o modelo como exemplo.

Ficha técnica: Os animais da história.
Ver o exemplo, abaixo.


Ficha do animal


COMPRIMENTO

ALTURA

PESO

GESTAÇÃO

Nº DE FILHOTES



Veja os alunos realizando as atividades.





























2 comentários:

  1. Muito bem explanado o plano de aula, parabéns pelas idéias!!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei as sugestões, vou por em prática!!!

    ResponderExcluir

Oi Deixe um comentário nesse blog, o blog da Corujinh@amiga!