quinta-feira, 2 de maio de 2013

ENTREVISTA



 


E.M. Fale um pouco de você. Quem é Denise Ferreira?
R: Sou aquela que ama alfabetização, criar, recriar e amo tudo que faz.
Professora à 23 anos na prefeitura Municipal de Lorena, graduada em Pedagógica Administrativa, 2 (duas) pós graduação: Psicopedagogia e Especialização na Educação Infantil e séries iniciais no ensino fundamental. Ainda tem alguns curso que realizado em 2010 à 2011 em EAD: Pedagogia de projeto, alfabetização e letramento, Dificuldade em aprendizagem.

E.M. Você atua como professora? Conte-nos um pouco do que faz como profissional.
R: Atualmente lecionando no 1º Ano, quero acompanhar a turma no ciclo I com eles. Procuro sempre levar para os alunos algo novo, como já citei adoro criar e recriar minhas aulas, pois sei que escola se tornou algo muito chato para os pequenos. A minha cabeça funciona 24 h (dormindo rsrsrs), é incrível, para mim e mágico do nada eu começo a planejar minhas aulas. Brinco, danço, faço palhaçada com os alunos e ao mesmo tempo se tiver que falar sério também o faço, mas com muito carinho.
A face da alfabetização é bem trabalhoso, não podemos simplesmente só “dar aula”, e preciso saber administrar as aulas para não torna-la cansativa e chata, pois ninguém merece e ninguém aprende sem ter significado,ter  amor e carinho no que faz.

E.M. Sabemos que a tecnologia é aliada da Educação. Nos últimos anos, temos visto que alguns estados/cidades estão distribuindo tabletes para alunos/professores e equipando as escolas com sala de informática com acesso a internet. Você acha que os alunos e professores estão preparados para tirar proveito destas ferramentas?
R: Com certeza, não podemos ficar de fora dessa nova tecnologia, porque os alunos conhece e sabe como lidar com essas tecnologia. O que precisa e saber usá-la com sabedoria e a favor do professora, é mais um material para tornar as aulas mais prazerosa e não faze-lo isso como um fim, mas um sim um começo.

E.M. Se você não fosse Professora/Educadora, que outra profissão você exerceria?
R: Atriz, amo representar, dançar e cantar (mas não canto como deveria rsrsrs).

E.M. Qual sua opinião sobre o piso salarial do magistério, já aprovado, e o “plano” do Senador Cristovão Buarque de federalizar a educação básica no Brasil?
R: Sinceramente, um enorme vergonha, uma baixaria. No vale do Paraíba o salário mais baixo é da minha cidade: Lorena. Um pós para secretária da educação só vale por 5 anos, depois você pode jogar fora o seu diploma, eles pagam 1¢ em cima do salário. Agora você pode imaginar isso para um professora que esta quase se aposentando e uma que esta acabando de entrar, o mesmo salário.

E.M. Você acha que os profissionais da educação são bem visto pela sociedade? A Sociedade sabe e reconhece o papel desses profissionais?
R: Poucos, muito pouco. Ninguém reconhece, não valoriza o nosso trabalho, acham que é fácil , moleza que o professor tem que fazer tudo, ser psicologo, enfermeiro, babá entre outros. Eu não posso reclamar pois os pais desse ano são nota 10.

E.M. Você acha que o Professor tem sua parcela de culpa em deixar ou permitir que a sociedade não o valorize?
R: Com certeza, o professor precisa se colocar como professor e não como parente, permitindo que o chame de tia/ tio. Professor é professo e não tia.

E.M. Os governos sabem o deve ser feito para melhor a educação no País: Valorizar os profissionais da educação, oferecer os recursos disponíveis e assistência pedagógica para um bom aprendizado. Em sua opinião, por que eles não fazem?
R: Pergunto para vocês: Onde estuda os filhos e netos desses governantes? Para que se preocupar? Não precisam não é mesmo?

E.M. “Comenta-se que, os professores não comungam das mesmas opiniões, principalmente, quando é para fazer greve e paralisações, disseminando a ideia de que a classe de professores é desunida”. O que você pensa a respeito?
R: Os professores não se unem mesmo. Falando da minha Cidade os professores principalmente o ensino fundamental até tem a mesma ideal , compartilham reclamam, falam muito, mas na ora de fazer , só meia duzia o faz. Na verdade eles tem é medo, medo de se mostrar. Por isso acabamos no mesmo ponto, desvalorizados.

E.M. Como você gostaria que fosse o ambiente escolar, especialmente, a sala de aula? O que ela, sala de aula, deveria ter para que o trabalho (de educar) fosse melhor aproveitado?
R: Liberdade, material, carteiras adequadas, lousa digital, giz, armários, muita coisas mesmo.

E.M. Em sua opinião, qual a razão para tanta violência na escola? Qual o real motivo (sua opinião) para com o desrespeito enfrentado pelos professores durante as aulas?
R: Sociedade chamada: Família. Os pais não aguenta os filhos, os filhos não respeita os pais. Filhos criados por avós, e por ai vai.

E.M. Algumas escolas estão sem segurança e sem liberdade de “punir” o aluno quando necessário, de maneira rígida, porém educativa. O que você pensa sobre o projeto de lei que puni o aluno quando agredir o professor/educador? 
R: Difícil, punir não vai resolver. Que tipo de punição seria? Se a Lei o nosso país não funciona como deveria. Volto a disser, família e a base de tudo e a escola precisa ser mais aconchegante, gostosa, prazerosa, uma ambiente alegre, uma escola bonita, pessoas com compromissos verdadeiros.


E.M. O que a motivou a criar um blogue? Qual a finalidade dele?
R: Bom, na verdade quem me incentivo a fazê-lo foi meu afilhado Pedro Henrique, ele fez para mim, até então eu achava que era bobagem. Já pensei em desistir, desaminei, pois ninguém entrava para conhecer, maior desprezo por parte dos colegas até. Mas ele não me deixou desativar. Ai, tomei gosto. Mas foi por causa de uma formadora do curso que fiz: Pedagogia de projeto foi uma pessoa importante no meu crescimento como professora. Acho que hoje posso compartilhar com outros e aprender também, esse é o site dela e seu blog: http://www.paixaodeeducar2.blogspot.com.br/ http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/ Paty Fonte esse é o nome.

E.M. O que você mais gosta na arte de blogar? Qual a parte mais difícil?
R: É quando as pessoas faz algum comentário, começam a me seguir acho isso o máximo (risada). O mais difícil e trocar o fundo do blg e interagir com os que me segue. Acho que poderíamos nos comunicar mais.

E.M. Seu blogue proporciona parcerias entre blogs, certo? Qual a forma de divulgação que mais gosta de usar para divulgar seu blogue?
R: Sim, eu gosto de estar sempre olhar o blog do outro. Eu gostaria de mais divulgação, pois acho o meu trabalho bem legal, diferente e interessante.

E.M. O que você acha das boas parcerias entre blogues?
R: Muito legal, as professora são bem comprometidas com a educação.

E.M. Onde você busca inspiração para elaborar suas postagens? Que fontes você costuma pesquisar para embasar suas postagens?
R: Eu busco na minha inspiração, na net, nos blog, recrio dos livros e sua a minha criatividade e imaginação.

E.M. Se você puder nos contar, quais são seus projetos profissionais para 2013?
R:Que eu possa ser melhor esse ano, que os meus alunos cheguem no final do 1º ano lendo e escrevendo com autonomia. Fazer outro curso e iniciar inglês, pois gostaria muito de fazer um mestrado.

E.M. Quais são os projetos para o seu blogue? Você tem outros blogues, quais?
R: Torná-lo mais conhecido, interessante e criativo. Não tenho outro, quem sabe no futuro.


E.M. Deixe dicas para os Multiplicadores de como um(a) blogueiro(a) deve fazer e do que não deve fazer para ter um bom blogue.
R: Deve: ser bonito, curioso, autentico e dar crédito se pesquiso em outro blog. Não deve: postar nada que não seja significativo ao que se propôs a fazer.

E.M. Deixe seus agradecimentos aos seus leitores e seguidores.
R: Agradeço a todos que fazem parte da minha vida profissional (indiretamente), apoio  comentários, e se desejar podem deixar dicas, com certeza irei gostar.
E agradecer ao site que me achou na net e se interessou pelo meu trabalho.


Professora: Denise Ibarra Ferreira

9 comentários:

  1. Oi Denise!
    Conheci um pouco mais de você!
    Senti muito alegria e prazer em vc, na arte de ensinar.A educação exige cada vez mais pessoas assim.Criativas e motivadas,apesar da desvalorização salarial.Nossa, fico espantada com sua declaração sobre o salário que se desvaloriza.Aqui ainda temos ganhos e continuam valendo.Temos um plano de cargos e salários e muito valoriza os profissionais, apesar de estar com falta de reajustes. Mas ainda sim...temos vantagens.
    Torço por melhoras e que vc continue transmitindo muita sabedoria e amor no que faz.Parabéns!
    Conte comigo.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Denise!
    Sou multiplicador e passei pelo seu blogue para ler a entrevista. Parabéns pelo sentido pedagógico e amor à profissão!
    Já sou seguidor do seu blogue.
    Abraço desde Lisboa.
    http://acordo-ortografico.blogspot.com
    http://portuguesemforma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, Denise!
    Parabéns pelo blog e pelo lindo trabalho educativo.
    Realmente, precisamos de um plano de carreira e salários cada vez mais digno. A desvalorização da nossa classe, acredito que tenha sido algo pensado ao longo das políticas de ditadura, que resultaram no que estamos vendo. A desarticulação da nossa classe é fruto disso, dentre outros fatores. Mas, está na hora de nos unirmos e despertarmos deste sono profundo. E os multiplicadores, como você são uma inspiração para tal.
    Mais uma vez parabéns! Já sou sua seguidora!

    ResponderExcluir
  4. Olá, vim conhecer seu blog e achei seus artigos muito esclarecedores, úteis e importantes para os leitores da blogosfera. Também faço parte da família Educadores Multiplicadores, portanto, gostaria de contar com sua presença no meu cantinho: se gostar; seguindo-me. Também gostaria de fazer parceria, isto se desejar, ou seja, divulgarei o seu blog, e da mesma forma o prezado Educador Multiplicador, divulga o meu.
    A divulgação é importante para que os nossos blogs sejam visualizados
    por um número maior de leitores.
    Conto contigo, nessa missão.

    Fique na Paz!
    Em Cristo,
    ***Lucy**

    ResponderExcluir
  5. Olá amiga!
    Faço parte dos Educadores multiplicadores e passei aqui para visitar o seu Blog e achei tudo muito interessante. Parabéns!
    Estou te seguindo e aguardo a sua visita. Um grande abraço.
    http://professoracleides.blogspot.com.br/
    http://cleidespedagoga.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Sou “Educadora multiplicadora”, vim ver a sua entrevista... Parabéns! Já estou seguindo o seu blog . Bjos
    Blog Ensinar é Aprender

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Madrinha, parabéns pela visibilidade que só é resultado deste seu massante, mas maravilhoso trabalho com o blog.
    É realmente preocupante como a educação é administrada no Brasil. Porém se todos as professoras fossem criativas e se agarrassem como você, já se veria a escola com outros olhos.
    Assim como seus alunos passam a ver, pois eles além de alunos podem se tornar piratas e caçar palavras.
    E, grato pela menção.

    Beijos.
    Seu afilhado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, por tudo isso pois você foi o responsável por esse blog existir, amo tudo isso.
      beijos



      Excluir

Oi Deixe um comentário nesse blog, o blog da Corujinh@amiga!