domingo, 28 de abril de 2013

Dia do trabalho

Tema da semana: Dia do trabalho

1º de Maio __ Dia do Trabalho. Homenagem prestada a todos que com seu trabalho colaboram para a grandeza da Pátria. Por mais modesta que seja, todo trabalho tem o seu valor.

Profissões
música: Pirulito que bate, bate.
Letra: Oneida A. Câmara

Sapateiro sorridente
Toc, toc, a martelar
Faz concertos nos sapatos
Para todos agradar.

O feirante vai à feira
Muito cedo trabalhar
Vende frutas e legumes
Para quem quiser comprar.

Cozinheiro, asseado
Vai ao forno e ao fogão
Faz comida saborosa
Maionese, arroz e feijão.

Professora, grande amiga
Está sempre a ensinar
Que devemos com orgulho
                                                                   Nossa Pátria adorar.

             

O palhaço lá no circo
Sempre alegre a sorrir
Faz piada, canta e chora
Para a todos divertir.

Costureira, caprichosa
Passa o dia a costurar
Faz vestidos e camisas
Pra família sustentar.





Desenvolvimento:
  • Trabalhe a rima com os alunos,
  • recortar e colar as profissões e montar um painel na sala,
  • desenhar as profissões que mais chama atenção e 
  • e por fim perguntar para os pais o nome de sua profissão.
Qual o profissão que você mais gosta? brinque com as palavras rimando.

  1. Eu tenho dois amigos, um é PEDREIRO e o outro e´________________ ( CARPINTEIRO)
  2. Quem toca piano é PIANISTA, quem toca flauta é ______________ (FLAUTISTA).
  3. Quem pinta parede é PINTOR,quem escreve livro é _____________ (ESCRITOR).
  4. Meu irmão é VIDRACEIRO, eu tenho um açougue, portanto sou ____ (AÇOUGUEIRO).
  5. Papai é FAZENDEIRO em meu tio faz móveis, ele é _____________ (MARCENEIRO).
Referencia: Rimando e aprendendo __ Criatividade na pré-escola
Autora: Oneide de Almeida Câmara
Editora: Biblioteca Pioneira de Ciências Sociais, 1986

Esse livro eu tenho deste do dia que me formei no magistério., gosto muito de trabalhar com ele.



Um comentário:

  1. Oi Denise!
    Que bela atividade.Irei aplicar com meus alunos.
    Rimas são ótimas para trabalhar a consciência fonológica.
    Belo feriado e até mais!
    www.rosangelaprendizagem.blogspot.com
    www.rosangelavalipsicopedagogia.blogspot.com

    ResponderExcluir

Oi Deixe um comentário nesse blog, o blog da Corujinh@amiga!