quarta-feira, 23 de março de 2011

Evento em Taubaté




1º Interagindo com Monteiro Lobato



Um dia de reflexão sobre a vida e obra de Monteiro Lobato. Até parece coisa mágica, estou rabiscando o meu projeto com o tema: "O sabor da leitura com Monteiro Lobato", coisas dos deus, vi sobre esse evento e resolvi fazê-lo.

Os temas abordado foram:
"Ler é decifrar enigmas"- Formação Leitora do professor: Palestrante, Maria Marta Jacob.

"Ainda acabo fazendo livros onde as crianças possam morar", Fernando Teixeira Luiz.

Caçadas de Pedrinho/Educador reflexão comprometida e não, destruição da obra, Rita de Cássia Valle.

O prazer de ler no Brasil de Monteiro Lobato, Antonella Catinari.
Foi um dia bem prazeroso para mim, quantas coisas eu não sabia de Lobato, apenas o básico. Pois infelizmente foi conhecer as suas obras depois da minha graduação, até então, só conhecia pelo programa na TV.

Em breve estarei postando o meu projeto: "O sabor da leitura com Lobato"
Professora: Denise Ibarra

segunda-feira, 21 de março de 2011

Final de semana.









O Sítio do Pica pau - Amarelo localizado na cidade de Taubaté, um lugar encantador para levar alunos e filhos. Lá tem o momento do conto, oficina para as crianças, um pequeno bazar onde se pode encontrar os personagens e deixar as crianças viajar com suas imaginação, e por fim um espaço bem amplo para se passar um Fim de Senama em família
Vale apena!
Era uma vez o Sítio do Picapau - Amarelo. Moravam ali uma boneca de pano chamada Emília, um sabugo de milho chamado Visconde de Sabugosa, uma Narizinho, um Pedrinho etc. Isso todos já sabem, não é mesmo?
Então aguardem pois estou elaborando um projeto com o tema: O sabor de ler e escrever.

Professora: Denise

terça-feira, 15 de março de 2011

Um ambiente alfabetizador


O cantinho dos livros juntamente com o baldinho de livros, os alunos no final da aula escolhe que livro levar para casa.


Quando terminam alguma atividade pode pegar um livro para "ler".





O baldinha de livros.









Essa é uma das sacolinha que os alunos levam para casa.
"A Vida é uma grande escola que pouco ensina para quem não sabe ler."

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Uma semana diferente.

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
A linguagem na fase de alfabetização para mim deve ser dada através de histórias, jograis, música, poesia, dramatização, conversas informais, fantoches e tanto outros. Pensando assim, esse ano será uma renovação.
No decorrer do ano irei postar algumas atividades dinâmica para realizar com os alunos.
  1. Atividades da semana.

1. Reconheça as vogais A - E - I - O - U nas palavras abaixo:

A JANELA MOLA LARANJA JANELA BOLA CANJA

E CERTO MESA GELADEIRA PERTO CHINESA MADEIRA

I PERIGO NARIZ IMITAR FIGO FELIZ INVENTAR

O POVO PIOLHO JOELHO OVO OLHO COELHO

U UVA URSO TATU LUVA CURSO URUBU

P.S Ler com os alunos, pedir para eles que pinte as vogais . Esse tipo de atividade o professor pode escolher como irá apresentar para os seus alunos. Eu particularmente escrevi na lousa e eles copiaram ou fazer computador e distribuir para eles.

2.Obedeça ao ritmo e pronuncie com clareza batendo palmas nas vogais:

aaa a canoa vai virar

eee eu sei ler e escrever

iii os pintinhos faz píu píu píu

ooo olhe o bolo da vovó

uuu urubu e um tatu

a e i o u

P.S Escreva na lousa e peça que preste atenção na leitura que você irá fazer. Ai começa a brincadeira: bater palmas, pé, estalo e nas coxas. Acreditem eles vão adorar.

3. Em círculo a professora começa a brincadeira.

- Fui a feira, comprei legumes e frutas que começam com a voga, "a", O que comprei?

- Fui à festa e encontrei pessoas cujos nomes começam com a vogal "e", Quem seria?

P.S Se desejar pode-se registrar na lousa para fixar as palavras, dependerá de cada professor.

4. Para se adquirir boa dicção

Pronunciar bem devagar e bem ritmado:

- O rato roeu a roupa do rapaz.

- O sapo sapeca saiu da sacola, subiu no sofá e se pôs a sambar.

- A pata do pato da Paula é preta e pequena.

- Ganhei um pato preto do Pedrinho.

- Laura Loreto lavava a louça da tia Lúcia com luvas listradas.

Livro: Rimando e Aprendendo - Criatividade na pré-escola

Oneide de Almeida Câmara.

P.S As atividade eu fiz adaptação.

Professora: Denise Ibarra Ferreira

4ºDia


Vamos brincar e aprender.
O jogo nada mais é do que o famoso BINGO.
Regra:
  • Cada criança recebe uma cartela e feijão. Pode ser tampinha de pasta de dente.
  • A professora começa a "gritar" as letras.
  • Quem ganha tem que dizer BINGO.
  • A professora prepara um brinde. Caso a criança ganhe mais de uma vez essa deverá escolher um amigo que não ganhou e oferecer para ele.
  • Outra motivação pode ser da seguinte maneira: caso a criança ganhe ela fica no lugar da professora e assim sucessivamente.

Esse tipo de atitude ajuda a criança a partilhar com o outro o seu prêmio.

P.S Esse bingo foi confecionado por mim logo no início de minha carreira. Achei que seria um bom momento para voltar a realizar esse brincadeira com os alunos.

Compromissada com o processo de alfabetização e letramento, senti necessidade de uma atividade prática para os alunos que não fixaram ainda o alfabeto . Pois assim acredito em um desenvolvimento estimulador e criativo, o ambiente escolar torna-se mais agradável, atraente alegre e cooperativo.

Turma 2ºAno A

E.M."GOVERNADOR MÁRIO COVAS" Cidade: Lorena

Professora: Denise Ibarra Ferreira

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

História de hoje!

A contadora de história
de Maureen Haselhurst e ilustrações de Barbara Vagnozzi

Sinopse
"Uma história estão pedindo Tiquetaque, tiquetaque.
Conta, conta, estão pedindo
Conta, conta, já vou indo!'
A contadora de história Tiquetaque está exausta.
Como é que todas as crianças da cidade da Torre das Histórias Maravilhosas vão conseguir ouvir uma história na hora de ir para cama se só existe uma contadora de história na cidade?

Objetivo: despertar nas crianças o interesse em ler e partilhar histórias, usando toda a imaginação possível.
Professora: Denise I. Ferreira

3º Dia

A Viagem do Saber


As crianças adoram a dinâmica e pediram para realizarem novamente. Como foi um sucesso achei melhor fazê-lo, com isso a dinâmica foi surpreendente eles se soltaram bem mais.
Achei melhor fazer de uma maneira diferente, eles poderiam escolher a quem abraça ou beijar. Beijo esse fraterno! Na ora do aplauso, sorriso, grito e careta foi em conjunto.
Através da dinâmica as crianças tiveram a oportunidade de se expressarem, socializarem e extravasarem os seus mais íntimos desejos, sensações, sentimentos e emoções.
Para mim foi muito importante a dinâmica, não foi um passatempo foi coisa séria, no qual ajudou no desenvolvimento das crianças, estimulando a socialização e a interação entre elas, superando problemas. Ao valorizar-se a dinâmica fez com que percebesse que o processo do ensino-aprendizagem se torne facilitador.

P.S o critério do título: Paty Fonte