segunda-feira, 20 de junho de 2011

Projeto didático: Parlendas preferidas

OBEJTIVOS:


  • Favorecer situações de leitura e escrita com base em textos memorizados.

  • Possibilitar a reflexão sobre o sistema alfabético.

  • Desenvolver as habilitades da elitura.

  • Desenvolver as respeito com o próximo.

CONTÉUDO



  • Leitura e escrita.

ANOS: 1º e 2º Ano.


Tempo estimado: nove aulas.


MATERIAL NECESSÁRIO



  • Livros de parlendas

  • Canetas coloridas,

  • letras móveis,

  • lápis preto e de cor.

DESENVOLVIMENTO


1ºETAPA


Apresentar parlendas aos alunos e conte o que faremos com as letras móveis. Ler umas delas, perguntar se conhece a parlenda se conhecem outras e iniciar a leitura e fazer uma lista coletiva das conhecidas. Escolher um aluno para ser o escriba da sala.


2ºETAPA


Dívidir a classe em grupos. Distribuir um conjunto com letras móveis necessárias para a escrita da parlenda para cada grupo da sala. O grupo deverá fazer a montagem na folha de sulfite, peça que os alunos distribuam o que cada uma irá fazer, mais é importante que todos participem da montagem das parlendas. Depois de pronto peça que leiam para a sala a parlenda escolhida pelo grupo.


3ºETAPA


A escrita deverá ser em grupo de três conforme o números de alunos da sala. Dê continuidade da atividade, e ora de fazer a ilustração das mesma. Distribua novamente a folha sulfite para que o grupo escolha quem irá desenhar, em quando isso os outros deverão fazer a escrita junto coma professora para que possa fazer a intervenção necessária.


4ºETAPA


Diga aos alunos que irão montar um livrinho de parlendas. A montagem do livro será no caderno de Meia Pauta, cada um escolha a parlenda de sua prefêrencia e faça a ilustração necessária.


5ºETAPA


Para deixar a atividade ainda mais divertida, confecciionar os brinquedos relacionados as parlendas ( essas atividades será postada depois do termino do livrinho).

domingo, 15 de maio de 2011

Brincando também se aprende.














































ADEDANHA:

O aluno poderá aprender com este jogo:

Conhecer e utilizar no seu cotidiano, perceber a relação entre as palavras de um mesmo campo semântico; ampliar seu repertório de nomes; ter oportunidade de refletir sobre a escrita com os colegas; relacionar a letra inicial à palavra e ampliar seu conhecimento acerca do alfabeto. E fazer a contagem desenvolver o calculo matemático.


Duração do jogo: 50m minuto, antes do final das aulas.


Desenvolvimento:


Prepare um saquinho com o alfabeto, explique para os alunos como será o jogo: todos deverão escrever, mais precisará ajudar a escrever quem tiver dificuldade.


Fazer a contagem: para cada palavra igual dos grupos valerá 5 e para palavras diferentes o valor será 10, ganha o grupo que fizer maior ponto.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Dia do trabalho

Profissões

música: Pirolito que bate, bate.
Letra: Oneide A. Câmara

Sapateiro sorridente
Toc, toc a martelar
Faz consertos nos sapatos
Pra todos agradar.


O feirante vai à feira

Muito cedo trabalhar

Vende frutas e legumes

Para quem quiser comprar.


Cozinheiro, asseado

Vai ao forno e ao fogão

Faz comida saborosa

Maionese, arroz e feijão.


Professora, grande amiga

Está sempre a ensinar

Que devemos com orgulho

Nossa Pátria adorar.


O palhaço lá no circo

Sempre alegre a sorrir

Faz piadas, canta e chora

Para a todos divertir.


Costureira, caprichosa

Passa o dia a costurar

Faz vestidos e camisas

Pra família sustentar.

Você sabe contar?

Um fazendeiro comprou em uma feira 6 burros. Todo feliz leva-os para casa e montam em um deles.

No meio do caminho, ele conta os burros da frente, sem contar sua montaria e espanta-se por ver só 5 burros.

Torna a contar e percorre os campos à procura do animal que estava faltando. Cansado e aborrecido vai para casa e diz à mulher:

- Que desgraça! Comprei 6 burros e só trago 5 porque um deles fugiu.

A mulher responde-lhe:

- Não fique triste! Você conta 5 e eu vejo na minha frente 7 burros.


Conte para as crianças e veja se eles estão atenta na história.

Professora Denise Ibarra.