- Favorecer situações de leitura e escrita com base em textos memorizados.
- Possibilitar a reflexão sobre o sistema alfabético.
- Desenvolver as habilitades da elitura.
- Desenvolver as respeito com o próximo.
CONTÉUDO
- Leitura e escrita.
ANOS: 1º e 2º Ano.
Tempo estimado: nove aulas.
MATERIAL NECESSÁRIO
- Livros de parlendas
- Canetas coloridas,
- letras móveis,
- lápis preto e de cor.
DESENVOLVIMENTO
1ºETAPA
Apresentar parlendas aos alunos e conte o que faremos com as letras móveis. Ler umas delas, perguntar se conhece a parlenda se conhecem outras e iniciar a leitura e fazer uma lista coletiva das conhecidas. Escolher um aluno para ser o escriba da sala.
2ºETAPA
Dívidir a classe em grupos. Distribuir um conjunto com letras móveis necessárias para a escrita da parlenda para cada grupo da sala. O grupo deverá fazer a montagem na folha de sulfite, peça que os alunos distribuam o que cada uma irá fazer, mais é importante que todos participem da montagem das parlendas. Depois de pronto peça que leiam para a sala a parlenda escolhida pelo grupo.
3ºETAPA
A escrita deverá ser em grupo de três conforme o números de alunos da sala. Dê continuidade da atividade, e ora de fazer a ilustração das mesma. Distribua novamente a folha sulfite para que o grupo escolha quem irá desenhar, em quando isso os outros deverão fazer a escrita junto coma professora para que possa fazer a intervenção necessária.
4ºETAPA
Diga aos alunos que irão montar um livrinho de parlendas. A montagem do livro será no caderno de Meia Pauta, cada um escolha a parlenda de sua prefêrencia e faça a ilustração necessária.
5ºETAPA
Para deixar a atividade ainda mais divertida, confecciionar os brinquedos relacionados as parlendas ( essas atividades será postada depois do termino do livrinho).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oi Deixe um comentário nesse blog, o blog da Corujinh@amiga!