SEQUENCIA DIDÁTICA
Atividades: História/
Geografia e Português
OBJETIVOS
- Participar de
situações de leitura/escrita e textos destinados.
- Planejar
intervenções orais em situações de: debate, trocando ideias já conhecidas
por parte dos alunos e contação de história.
- Dialogar e formular
reflexões a respeito das semelhanças e das diferenças identificadas entre
os membros dos grupos de convívio dos quais participamos: família,
escolas, vizinhos, entre outros.
- Comparar
- As condições de
existência ( alimentação, moradia, proteção familiar, saúde, lazer,
vestuário , educação e participação política) dos membros dos grupos de
convívio dos quais participa atualmente.
- Ler e interpretar e
representar o espaço por meio de desenho.
- Conhecer e
valorizar as relações entre as pessoas e o lugar: os elementos da cultura,
as relações afetivas e de identidade com o lugar onde vivem.
DESENVOLVIMENTO
1º
Dia: apresentar o livro:
Conversar
a respeito de nossa família e desenhar.
2º
Dia: Árvore da genealógica
3º
Dia: A casa
Apresentar
o 2º livro: Família alegria
Como
se constrói uma casa: oralidade e registro no caderno.
Música
de Vinicius de Moraes: A Casa
Cômodo
de uma casa
Pesquisar
diferentes moradias.
4º
Dia: Escola
Conhecendo
nossa escola: o que tem na nossa escola, funcionários, quantidade de salas,
banheiro, endereço (localidade), caminho escola e casa.
Materiais
que usamos na escola.
Mapa
da sala (espaço).
Direitos
e deveres dos alunos.
5º
Dia: Meios de transporte
Conhecimento
prévio dos alunos. Comparação dos meios de transporte do passado e atual.
6º
Dia: Profissões
Qual
a profissão dos membros da família. Todo o trabalho é útil e importante
precisamos respeitar.
METODOLOGIA
- Livros
- Xerox quando houver
oportunidade
- Data show
- Textos diversos
- Revistas ou livros
velhos para recorte
- Pesquisas
AVALIAÇÃO
Uma
avaliação continua, realizada durante todas as atividades apresentadas onde
haverá observação no decorre da participação dos alunos, tanto quando o
interesse, o desenvolvimento e a dificuldade durante as atividades.
As
leituras realizadas por eles, pesquisa e uma pequena provinha.
Professora Denise Ibarra Ferreira
Gostei muito da sua sequência! Parabéns!!!
ResponderExcluir