quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Sequencia Didática


SEQUENCIA DIDÁTICA

Atividades: História/ Geografia e Português

OBJETIVOS 
  • Participar de situações de leitura/escrita e textos destinados.
  • Planejar intervenções orais em situações de: debate, trocando ideias já conhecidas por parte dos alunos e contação de história.
  • Dialogar e formular reflexões a respeito das semelhanças e das diferenças identificadas entre os membros dos grupos de convívio dos quais participamos: família, escolas, vizinhos, entre outros.
  • Comparar
  • As condições de existência ( alimentação, moradia, proteção familiar, saúde, lazer, vestuário , educação e participação política) dos membros dos grupos de convívio dos quais participa atualmente.
  • Ler e interpretar e representar o espaço por meio de desenho.
  • Conhecer e valorizar as relações entre as pessoas e o lugar: os elementos da cultura, as relações afetivas e de identidade com o lugar onde vivem.

DESENVOLVIMENTO
1º Dia: apresentar o livro:

Conversar a respeito de nossa família e desenhar.

2º Dia: Árvore da genealógica

3º Dia: A casa
Apresentar o 2º livro: Família alegria



Como se constrói uma casa: oralidade e registro no caderno.
Música de Vinicius de Moraes: A Casa
Cômodo de uma casa
Pesquisar diferentes moradias.

4º Dia: Escola
Conhecendo nossa escola: o que tem na nossa escola, funcionários, quantidade de salas, banheiro, endereço (localidade), caminho escola e casa.
Materiais que usamos na escola.
Mapa da sala (espaço).
Direitos e deveres dos alunos.

5º Dia: Meios de transporte
Conhecimento prévio dos alunos. Comparação dos meios de transporte do passado e atual.

6º Dia: Profissões
Qual a profissão dos membros da família. Todo o trabalho é útil e importante precisamos respeitar.

METODOLOGIA
  • Livros
  • Xerox quando houver oportunidade
  • Data show
  • Textos diversos
  • Revistas ou livros velhos para recorte
  • Pesquisas

AVALIAÇÃO
Uma avaliação continua, realizada durante todas as atividades apresentadas onde haverá observação no decorre da participação dos alunos, tanto quando o interesse, o desenvolvimento e a dificuldade durante as atividades.
As leituras realizadas por eles, pesquisa e uma pequena provinha. 


 Professora Denise Ibarra Ferreira


Um comentário:

Oi Deixe um comentário nesse blog, o blog da Corujinh@amiga!