quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Plano de aula


Plano de aula: tema Bilhete
Objetivos
- Escrever bilhetes de acordo com o princípio alfabético
- Compreender os usos sociais (e escolares) desse gênero textual.
- É importante reforçar o como escrever, o que escrever, a quem e porque escrever.
- codificar a mensagem.
- organizar a mensagem com sequencia lógica,
-  empregar convenções sociais por meio de bilhetes, cartas, cartões e telegramas.
Duração das atividades
- Cada escrita de bilhetes poderá ter a duração aproximada de 30 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- Leitura de bilhetes em voz alta (da escola para a família).
 - O professor deverá aproveitar as situações corriqueiras de uso desse gênero textual para ler e destacar, a cada vez, um ou mais aspectos da linguagem utilizada e dos elementos textuais que o compõem.

DESENVOLVIMENTOS
Estratégias e recursos da aula
- Gênero a ser trabalhado em diversas ocasiões ao longo do ano.

·         Professor será o escriba de um bilhete produzido oralmente e coletivamente pela turma.

·         Iniciar a atividade perguntando ao grupo:
A)      Para que serve os bilhetes? (recado, lembrete, etc.
B)      Para quem são dirigidos os bilhetes? Pessoas que se conhecemos, amigos, comunicação escola/pais, etc.
C)       Como os bilhetes são enviados?
  • Definir, com a turma, a finalidade do bilhete que irão produzir coletivamente e quem será o destinatário.

  • Perguntar aos alunos quais informações que não podem faltar no bilhete. Anotar no quadro. Exemplo: O dia, horário, idade para participar da campanha da vacinação.

  • Pedir sugestões aos alunos de como iniciar a escrita do bilhete. Discutir e sugerir outras maneiras, caso necessário, para escrevê-lo.

  • Professor, à medida que for escrevendo no quadro a produção, reler e apontar palavras repetidas, indicar a melhor seqüência do texto, sempre permitindo que os alunos dêem opiniões e sugestões. Mostrar que a linguagem escrita é diferente da linguagem falada.

  • Reler a produção do bilhete pronto. Pedir a reescrita e providenciar cópias para que os alunos levem para casa.
Leitura: Lendo e aprendendo

Avaliação
Verificar se os alunos estão escrevendo de acordo com as características desse gênero textual e se a cada escrita, conseguem adequar a linguagem ao contexto de uso.


3 comentários:

  1. Multiplicador(a), a vida daquele blog depende de você!

    Dê a sua opinião, não deixe que mais um blog morra!

    http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/2014/04/multiplicadora-nao-deixe-que-mais-um.html

    Contamos com a sua presença! Desde já, agradecemos por sua visita.

    Irivan Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. OLÁ!!!... FAÇO PARTE DA AGENDA DOS BLOGS E ESTOU PASSANDO PARA UMA VISITINHA!!!... ADOREI SEU TRABALHO!!!... ESTOU TE SEGUINDO!!!... VOU ADORAR TE RECEBER NO MEU CANTINHO TAMBÉM!!!...
    MINHA PÁGINA NO FACE:
    https://www.facebook.com/tocadasarts?ref_type=bookmark
    MEU BLOG:
    http://tocadasarts.blogspot.com
    ESTOU TE ESPERANDO!!!... BEIJOS NO CORAÇÃO!!!...

    ResponderExcluir

Oi Deixe um comentário nesse blog, o blog da Corujinh@amiga!