Plano de aula: tema Bilhete
Objetivos
- Escrever bilhetes de acordo com o princípio alfabético
- Compreender os usos sociais (e escolares) desse gênero textual.
- Compreender os usos sociais (e escolares) desse gênero textual.
- É importante reforçar o como escrever, o que escrever, a quem
e porque escrever.
- codificar a mensagem.
- organizar a mensagem com sequencia lógica,
- empregar convenções
sociais por meio de bilhetes, cartas, cartões e telegramas.
Duração das atividades
- Cada escrita de bilhetes poderá ter a duração aproximada de 30
minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo
professor com o aluno
- Leitura de bilhetes em voz alta (da escola para a família).
- O professor deverá
aproveitar as situações corriqueiras de uso desse gênero textual para ler e
destacar, a cada vez, um ou mais aspectos da linguagem utilizada e dos
elementos textuais que o compõem.
DESENVOLVIMENTOS
Estratégias e recursos da aula
- Gênero a ser trabalhado em diversas ocasiões ao longo do ano.
·
Professor
será o escriba de um bilhete produzido oralmente e coletivamente pela turma.
·
Iniciar
a atividade perguntando ao grupo:
A)
Para
que serve os bilhetes? (recado, lembrete, etc.
B)
Para
quem são dirigidos os bilhetes? Pessoas que se conhecemos, amigos, comunicação
escola/pais, etc.
C)
Como os bilhetes são enviados?
- Definir,
com a turma, a finalidade do bilhete que irão produzir coletivamente e
quem será o destinatário.
- Perguntar
aos alunos quais informações que não podem faltar no bilhete. Anotar no
quadro. Exemplo: O dia, horário, idade para participar da campanha da vacinação.
- Pedir
sugestões aos alunos de como iniciar a escrita do bilhete. Discutir e
sugerir outras maneiras, caso necessário, para escrevê-lo.
- Professor,
à medida que for escrevendo no quadro a produção, reler e apontar palavras
repetidas, indicar a melhor seqüência do texto, sempre permitindo que os
alunos dêem opiniões e sugestões. Mostrar que a linguagem escrita é
diferente da linguagem falada.
- Reler a produção do bilhete pronto. Pedir a reescrita e providenciar cópias para que os alunos levem para casa.
Leitura: Lendo e aprendendo
Avaliação
Verificar se os alunos estão escrevendo de acordo com as
características desse gênero textual e se a cada escrita, conseguem adequar a
linguagem ao contexto de uso.
OLÁ!!!... FAÇO PARTE DA AGENDA DOS BLOGS E ESTOU PASSANDO PARA UMA VISITINHA!!!... ADOREI SEU TRABALHO!!!... ESTOU TE SEGUINDO!!!... VOU ADORAR TE RECEBER NO MEU CANTINHO TAMBÉM!!!...
ResponderExcluirMINHA PÁGINA NO FACE:
https://www.facebook.com/tocadasarts?ref_type=bookmark
MEU BLOG:
http://tocadasarts.blogspot.com
ESTOU TE ESPERANDO!!!... BEIJOS NO CORAÇÃO!!!...
Muito boa atividade!
ResponderExcluirhttp://florestaencantadapontocom.blogspot.com.br/
ResponderExcluirMuito boa a atividade
ResponderExcluir