quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Plano de aula.

Livro: Se criança governasse o mundo 
Autor: Marcelo Xavier



Justificativa:
A leitura nos coloca em sintonia com o mundo, abre horizonte para o crescimento dos pequenos e futuro leitores; molda os pequenos na medida em que os tornam críticos, exigentes e conhecedores de seus direitos
e deveres.
O livor "Se criança governasse o mundo" está bem próximo ao universo da criança, despertando-a para o interesse da leitura, a vontade de torna-se um líder, ainda que de forma descontraída, e a motivação de experimentar outras leituras, essa leitura tem como meta contribuir para a criatividade e capacidade de imaginar situações diversas que se encontra em cada página lida.

Objetivo principal:
Incentivar o gosto e hábito da leitura levando os alunos a conhecer diferentes tipos de literatura, de leitura, de escrita, demonstrando a importância das mesmas, ajudando a perceber o quanto podemos aprender de forma prazerosa.

Objetivos gerais:
  • Aguçar a curiosidade explorando a capa do livro.
  • desenvolver a linguagem oral;
  • refletir juntamente com seu grupo de convivência sobre as condições sociais da infância em nosso país;
  • construir noções de justiça e responsabilidade social;
  • Ampliar o vocabulário;
  • desenvolver a imaginação e criatividade;
  • Construção da compreensão global da história e inter-relacionamento informações explicita e implícitas;
  • desenvolver o ato de cidadania;
  • desenvolver a importância da liberdade de expressão;
  • ampliar  uso da linguagem própria para expressar suas ideias;
  • reconhecer os usos e função da escrita.
Temas Transversais:
  1. Ética: dialogo, respeito mútuo, responsabilidade, cooperação, organização, solidariedade, trabalho coletivo e compartilhar suas descobertas.
  2. História: Educação - diferentes formas de transmissão de conhecimento; cidadania: direitos e deveres individuais e coletivos.
DESENVOLVIMENTO

Antes de ler:
  • Mostrar a capa do livro às crianças para que possam levantar hipótese a respeito do conteúdo do livro.
  • Conversar a acerca do autor e a ilustração do livro.
  • Falar sobre o tipo de história que irão ouvir.
Durante a leitura:
  • Encorajar as crianças a comentar a história enquanto ouvem.
  • Ajudá-los a perceberem a linguagem escrita na história.
  • Fazer perguntas ocasionalmente para verificar a compreensão da história.
  • No momento chave, perguntar às crianças o que vai acontecer a seguir e por fim
  • permitir que os alunos deem a sua interpretação da história.
PROPOSTA DE ATIVIDADES

ARTES:
  • Brincando com massinha
  • Ver vídeo de Marcelo Xavier fazendo massinha.
  • Cantando também se aprende: música: Brincar com massinha de Hardy Guedes.
PORTUGUÊS:
  • Vamos brincar de soletrar: com palavras retirada de dentro do livro.



Estarei postando um vídeo desse momento, aguardem!
  • Ler a Biografia do autor do livro, mostra um imagem do autor.


  • Criar frase de eu governasse o mundo..., com intervenção da professora quando for necessário.
  • cruzadinha do Meio de Transporte e Comunicação.
  • Vamos criar um Jornal da crianças, cada criança que sentir vontade poderá ler sua frase através de uma TV de reciclagem. ( Aguarde a postagem).
  • Pesquisar pessoas que fazem uso do meio de Comunicação.
  • Não poderia deixar de citar a atividade oral: verificando p conhecimento prévio dos alunos a respeito do assunto: criança com fome, pessoas sem casa, escola destruídas, posto de saúde entre outros.
Professora: Denise Ibarra Ferreira
Turma: manhã
Alunos do 1º Ano B



Um comentário:

Oi Deixe um comentário nesse blog, o blog da Corujinh@amiga!