Livro: Se criança governasse o mundo
Autor: Marcelo Xavier
Justificativa:
A leitura nos coloca em sintonia com o mundo, abre horizonte para o crescimento dos pequenos e futuro leitores; molda os pequenos na medida em que os tornam críticos, exigentes e conhecedores de seus direitos
e deveres.
O livor "Se criança governasse o mundo" está bem próximo ao universo da criança, despertando-a para o interesse da leitura, a vontade de torna-se um líder, ainda que de forma descontraída, e a motivação de experimentar outras leituras, essa leitura tem como meta contribuir para a criatividade e capacidade de imaginar situações diversas que se encontra em cada página lida.
Objetivo principal:
Incentivar o gosto e hábito da leitura levando os alunos a conhecer diferentes tipos de literatura, de leitura, de escrita, demonstrando a importância das mesmas, ajudando a perceber o quanto podemos aprender de forma prazerosa.
Objetivos gerais:
- Aguçar a curiosidade explorando a capa do livro.
- desenvolver a linguagem oral;
- refletir juntamente com seu grupo de convivência sobre as condições sociais da infância em nosso país;
- construir noções de justiça e responsabilidade social;
- Ampliar o vocabulário;
- desenvolver a imaginação e criatividade;
- Construção da compreensão global da história e inter-relacionamento informações explicita e implícitas;
- desenvolver o ato de cidadania;
- desenvolver a importância da liberdade de expressão;
- ampliar uso da linguagem própria para expressar suas ideias;
- reconhecer os usos e função da escrita.
Temas Transversais:
- Ética: dialogo, respeito mútuo, responsabilidade, cooperação, organização, solidariedade, trabalho coletivo e compartilhar suas descobertas.
- História: Educação - diferentes formas de transmissão de conhecimento; cidadania: direitos e deveres individuais e coletivos.
DESENVOLVIMENTO
Antes de ler:
- Mostrar a capa do livro às crianças para que possam levantar hipótese a respeito do conteúdo do livro.
- Conversar a acerca do autor e a ilustração do livro.
- Falar sobre o tipo de história que irão ouvir.
Durante a leitura:
- Encorajar as crianças a comentar a história enquanto ouvem.
- Ajudá-los a perceberem a linguagem escrita na história.
- Fazer perguntas ocasionalmente para verificar a compreensão da história.
- No momento chave, perguntar às crianças o que vai acontecer a seguir e por fim
- permitir que os alunos deem a sua interpretação da história.
PROPOSTA DE ATIVIDADES
ARTES:
- Brincando com massinha
- Ver vídeo de Marcelo Xavier fazendo massinha.
- Cantando também se aprende: música: Brincar com massinha de Hardy Guedes.
PORTUGUÊS:
- Vamos brincar de soletrar: com palavras retirada de dentro do livro.
Estarei postando um vídeo desse momento, aguardem!
- Criar frase de eu governasse o mundo..., com intervenção da professora quando for necessário.
- cruzadinha do Meio de Transporte e Comunicação.
- Vamos criar um Jornal da crianças, cada criança que sentir vontade poderá ler sua frase através de uma TV de reciclagem. ( Aguarde a postagem).
- Pesquisar pessoas que fazem uso do meio de Comunicação.
- Não poderia deixar de citar a atividade oral: verificando p conhecimento prévio dos alunos a respeito do assunto: criança com fome, pessoas sem casa, escola destruídas, posto de saúde entre outros.
Professora: Denise Ibarra Ferreira
Turma: manhã
Alunos do 1º Ano B
Que show! Adorei o projeto.
ResponderExcluirAmei 😍
ResponderExcluirestou apaixonada pela história,muito irrequecedor
ResponderExcluirAmo trabalhar esse livro, suas dicas são lúdicas dinâmicas e prazerosas
ResponderExcluirDalva pro Ed Infantil
ResponderExcluir