sexta-feira, 16 de março de 2012

Pluralidade Cultural

Essa semana iremos trabalhar:
Diferença ao amanhecer
Iniciarei com uma pequena história.

Mogli, o Menino-Lobo, ser ou não ser, eis a confusão!

Em certa manhã, os raios de sol atravessavam com muita dificuldade as gigantescas árvores da espessa floresta indiana. Às margens do caudaloso rio, a mamãe loba avistou uma cesta com um bichinho diferente. Era um filhotinho de homem. Assim, aconchegou a pequena criatura e amamentou-a. Passaram-se dez primaveras e Mogli (assim a mamãe loba o chamou) cresceu. Certa tarde, seu amigo brincalhão, o urso Balu, que gostava muito de Mogli, arriscou um conselho:_ Ouça bem, menininho: fique longe da ladeia dos homens. Eles vão arruiná-lo... Vão querer transformá-lo num boboca. Isto não quer dizer que não existam muitos homens realmente bons... Mas eles não gostam daqueles que são diferentes deles, tentam transformá-los... adaptá-los, ou como eles dizem, aculturá-los. Acho que você não vai gostar deles, nem se acostumar com a vida na cidade. Eu acho que você já se acostumou na floresta e daria mesmo um excelente urso, dos melhores que já vi!

(adaptado de Clássico de ouro _ Walt Disney_ por Tânia Dias Queiroz)

Sugestão de atividade.
Fica a critério da professora, pode ser registrado no caderno ou somente oral, vai de acordo com o desempenho dos alunos.

1. Será que a mamãe loba nos ensinou alguma lição nessa passagem?

2. Você concorda com os conselhos do urso Badu? Por quê? Explique com suas palavras.

3. vamos ver o que você sabe sobre:
Descriminação:
Preconceito:

4. Suponha que você seja o líder de uma nação, formada por muitas raças que não se aceitam e brigam entre si. O que você faria para eliminar as brigas?

PRECONCEITOS DE PEDRA

Crie um final diferente para a história.

Crie um início diferente para a história.

Pesquise, em jornais ou revista, fatos que deixam claro o preconceito e cole no caderno, depois discutiremos as notícias com os colegas e a professora.

Referencia:
Pedagogia da Alegria: Temas Transversais, ensino fundamental 1º ciclo.
Uma abordagem sociointteracionista, vários autores.

Um comentário:

Oi Deixe um comentário nesse blog, o blog da Corujinh@amiga!