segunda-feira, 5 de março de 2012

II- Projeto: Saúde

Tema: Dr.Esporte e sua equipe

Justificativa:
Saúde e higiene devem ser incutidos desde cedo nas crianças. Quanto à nutrição, a criança deve ser orientada para saber selecionar os alimentos, precisam criar o costume de vários alimentos para se obter os valores necessários do equilíbrio orgânico.
É preciso ter um corpo saudável, ágil e flexível, capaz de nos levar a vários lugares, pular, correr, jogar bola, nada e até andar de bicicleta, fazem que o nosso corpo entre em forma.

Objetivo geral:
Levar os alunos a conhecer a importância de uma boa alimentação e manter a forma física.
Lembrar para os alunos que a higiene também faz parte do nosso bem estar.

Objetivo específicos:
  • Cuidar da higiene em todos os aspectos,
  • levar as crianças a compreender que os exercícios físico nos ajuda a ter equilíbrio tanto físico como espiritual,
  • orientar os alunos em relação a uma alimentação saudável, para que o organismo receba todos os ingredientes necessário para a saúde,
  • classificar os alimentos, levando-os a conhecer sobre as origens: Animais, vegatais e mineral.
  • conscientizar os alunos quanto à importância de se beber água principalmente no verão.
Trabalhando a Interdisciplinariedade

  1. Matemática.
  2. Ciências
  3. Português
  4. História e Geografia.
Conteúdos a serem trabalhados.
  • Saúde é o que interessa.
  • Água boa e água limpa.
  • Higiene pessoal.
  • A boa alimentação e suas origem.
  • Esporte é saúde.
  • Dramatização, poema, poesia, música entre outros
  • Pesquisa.
  • História: A galinha ruiva
  • Receitas
  • Anunciando um produto ( produção de texto)
  • trabalhando com rima
P.S conforme o andamento do projeto  e a necessidade das crianças será postado outros contéudos.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES DURANTE O PROJETO



Combustível saudável


Os alimentos são necessários para que a pessoa tenha uma vida saudável. Eles fornecem energia para podermos trabalhar, brincar, dormir, estudar melhor.


1.Recortar e colar o que é para você uma:
Café da manha saudável, Almoço, lanche da tarde e jantar.

2. Vamos classificar os alimentos quando: Animal, Vegetal e Mineral.

3. Rimando. Versos são frases que possuem ligações entre si. Ligações que podem ser feitas pela sonoridade ou pelo ritmo. Alguns versos utilizam rimas entre algumas palavras no final.
Exemplo:
Eu gosto de pão
também gosto de melão
gosto de pimentão
e de comer macarrão.

Vamos brincar um pouco com as rimas? Veja, é fácil!
Limão - Mamão - pão - feijão - e outros.

4. Leitura: Dr. Esporte e sua turma


5. Piramide alimentar



6. Saúde é coisa séria;
Pesquisar as vitaminas contidas em variados alimentos.
confeccionar um pequeno álbum com os dados pesquisa, ilustrando-o com desenhos ou gravuras.



7. Saúde é o que interessa!
Banho, cuidado com os dentes, lavar as mãos após a cada refeição, pentear os cabelos, entre outros.
Pesquisar preços de sabonete, shampoo e elaborar uma tabela de preço,
Levar embalagens de shampoo e sabonetes para discutir as informações contidas no rótulos, peso, volume, fórmulas.

8. Jogo da limpeza: confecção de um joguinho.

9. Mural da higiene.

10. Faça uma pequena dissertação com o tema: Como a prática de exercício físico nos ajuda a sermos pessoas saudável.







Referencias:


  • dia a dia do professor, datas comemorativas, projetos e murais: vol. 3 e 6.

  • Regina Villaça Lima, Oficina de textos.

  • Beatriz Monteiro da Cunha, Saúde!! com Dr. Esporte e sua turma


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi Deixe um comentário nesse blog, o blog da Corujinh@amiga!