quinta-feira, 21 de maio de 2015

Projeto: Livro um objeto mágico



Eva Furnari

Estudando o livro: Nós




Objetivos:


  1. Ampliar a visão de mundo e inserir o leitor na cultura letrada;
  2. Estimular o desejo de outras leituras,
  3. possibilitar a vivencia de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação;
  4. permitir a compreensão do funcionamento da escrita: escreve-se para ser lido;
  5. expandir o conhecimento a respeito da própria leitura.
  6. compartilhar seu conhecimento com o outro, respeito e harmonia,
  7. aproximar o leitor dos textos e os tornar familiares, condições para a leitura fluente e produção de textos.
  8. Pro fim, possibilitar produções orais e escritos e em outras linguagens. (PCN, 1997)


Conteúdo: 
Leitura e escrita
Desenvolvimento:Atividades

  • Antes de lerem o livro, escrevam sobre o que vocês acham que é a história,
  • apenas sabendo o título e a ilustração da capa.
  • Interpretação da história (em duplas)
  • Estudando a história, interpretação.
  • Desenho
  • Leitura coletiva.

LEITURA-DESCOBERTA

INTENÇÃO: RESGATAR A LEITURA DO ALUNO

 1ª PARTE

1- Observe o livro e responda as frases abaixo:
· Descreva o que você vê na capa do livro:
· Qual o título do livro?
· Escreva o nome do autor do livro:
· Escreva o nome da pessoa que ilustrou o livro:
· Na primeira folha do livro há informações importantes sobre ele. Responda:
Em qual editora e cidade em que o livro foi lançado:
2- As informações contidas no título da história e na ilustração nos permitem dizer que a personagem:
(  ) está se sentindo leve e feliz
(  ) está voando
(  ) participa de um jogo de pula-pula
(  ) está nadando.
3- Responda com atenção: Na 1ª imagem do livro o narrador
nos apresenta Mel. Quais informações nós recebemos sobre Mel?
4- Caso não estivesse escrito na 2ª imagem do livro que os moradores da cidade achavam graça e se divertiam às custas de Mel, apenas com a ilustração, daria para você perceber o fato? Por quê?

5- Podemos perceber no texto, que Mel passou por momentos de tristeza e de medo, mas também de felicidade e de emoção quando conhece Kiko.
· Copie do texto, uma frase que mostre um momento de tristeza e outro de felicidade que Mel sentiu.

· Por que você acha que Mel achava que o pior nó de todos era o do pescoço?

REGISTRO DOS ALUNOS FAZENDO ATIVIDADES.










P.S. SUGESTÃO DA EDITORA GLOBO (HAVENDO ALGUMAS ADAPTAÇÃO)

Guardem a publicação das atividades proposta, Atividade dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi Deixe um comentário nesse blog, o blog da Corujinh@amiga!