Eva Furnari
Estudando o livro: Nós
Objetivos:
- Ampliar a visão de mundo e inserir o leitor na cultura letrada;
- Estimular o desejo de outras leituras,
- possibilitar a vivencia de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação;
- permitir a compreensão do funcionamento da escrita: escreve-se para ser lido;
- expandir o conhecimento a respeito da própria leitura.
- compartilhar seu conhecimento com o outro, respeito e harmonia,
- aproximar o leitor dos textos e os tornar familiares, condições para a leitura fluente e produção de textos.
- Pro fim, possibilitar produções orais e escritos e em outras linguagens. (PCN, 1997)
☻ Conteúdo:
Leitura e escrita
Desenvolvimento:Atividades
- Antes de lerem o livro, escrevam sobre o que vocês acham que é a história,
- apenas sabendo o título e a ilustração da capa.
- Interpretação da história (em duplas)
- Estudando a história, interpretação.
- Desenho
- Leitura coletiva.
LEITURA-DESCOBERTA
INTENÇÃO: RESGATAR A LEITURA DO ALUNO
1ª PARTE
1- Observe o livro e
responda as frases abaixo:
· Descreva o que você vê
na capa do livro:
· Qual o título do livro?
· Escreva o nome do autor
do livro:
· Escreva o nome da
pessoa que ilustrou o livro:
· Na primeira folha do
livro há informações importantes sobre ele. Responda:
Em qual editora e cidade em
que o livro foi lançado:
2- As informações
contidas no título da história e na ilustração nos permitem dizer que a
personagem:
( ) está se sentindo leve e feliz
( ) está voando
( ) participa de um jogo de pula-pula
( ) está nadando.
3- Responda com
atenção: Na 1ª imagem do livro o narrador
nos apresenta Mel.
Quais informações nós recebemos sobre Mel?
4- Caso não estivesse
escrito na 2ª imagem do livro que os moradores da cidade achavam graça e se
divertiam às custas de Mel, apenas com a ilustração, daria para você perceber o
fato? Por quê?
5- Podemos perceber no
texto, que Mel passou por momentos de tristeza e de medo, mas também de
felicidade e de emoção quando conhece Kiko.
· Copie do texto, uma
frase que mostre um momento de tristeza e outro de felicidade que Mel sentiu.
· Por que você acha que
Mel achava que o pior nó de todos era o do pescoço?
Guardem a publicação das atividades proposta, Atividade dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oi Deixe um comentário nesse blog, o blog da Corujinh@amiga!