Duração: 3 semanas
Disciplina: Ciências, Português e Artes
Capacidade/Habilidades e Competências
- Reconhecer a importância d'água para a nossa vida e suas diversas utilidades;
- Compreender o Ciclo d'água,
- Conhecer os estados da água.
Conteúdo a ser trabalho:
- Linguagem oral e escrita.
- Ciência: com livro Era uma vez gota de água
- Produção coletiva: onde podemos encontrar água
- Cruzadinha: Os estados da água
- Caça-palavra: Água na natureza
- Organizar texto
- Leitura
- Vídeo: Ciclo da água, De onde vem o arco íris e de Onde vem o trovão
- Experiência
- Desenho e dobradura.
1º Dia
Leitura do livro: Era uma vez gota de chuva
Estabelecer com os alunos uma conversa sobre a história lida, levando-os a falarem sobre a parte que mais gostaram na história.
Roda de conversa: na rodinha uma conversa informal sobre a importância da água em nossa vida.
- Onde podemos encontrar água?
- Para que utilizamos a água?
- Podemos viver sem água?
Após a conversar, pedir que os alunos desenhe sobre a história ouvida.
2º Dia
Leitura dos alunos em grupo: A água na natureza
caça-palavra
Os alunos já alfabetizados leu a atividade e já realiza sem ajuda da professora. Porém os três que ainda estão na fase silábico alfabético precisam de ajuda para realizar.
Procurar no texto as palavras que estão em destaque: BEBER, LAVAR, REGAR E NADAR. LAGOS , RIOS, CHUVAS E MARES.
Nossa segunda etapa com a mesma atividade e fazer a leitura em grupo.
Adoro essa turma: Luiz Guilherme já faz uso da leitura e escrita, Maria Clara uma leitura de primeira adora ler, também jã faz uso da leitura e escrita com autonomia, e por fim Isabelli lê de tudo, mas tem vergonha de ler em público.
Aprendendo e cantando, com Cristina Mel
A água quando está no céu é nuvem
Se você ouve um trovão,
Logo a chuva vai cair (cair, cair).
A chuva serve pra molhar a terra
A chuva serve pra encher os rios
A chuva nos dá água pra beber
A chuva faz a planta florescer
Coro
A chuva é água para tomar banho
A chuva é água pra escovar os dentes
É água pra mamãe cozinhar
É água pro papai se barbear.
Nessa atividade os alunos precisava ler e colocar a sequência da historinha da gotinha em ordem. Como era a primeira, dividi a turma em dois grupo. Cada ora uma grupo li e o outro tinha que concordar ou não da sequência, e eu como escriba ia escrevendo na lousa para verificar se tinha sentido ou não. No final deu tudo certo e a criança venceram mais uma etapa de nossa atividade.
Se você ouve um trovão,
Logo a chuva vai cair (cair, cair).
A chuva serve pra molhar a terra
A chuva serve pra encher os rios
A chuva nos dá água pra beber
A chuva faz a planta florescer
Coro
A chuva é água para tomar banho
A chuva é água pra escovar os dentes
É água pra mamãe cozinhar
É água pro papai se barbear.
Nessa atividade os alunos precisava ler e colocar a sequência da historinha da gotinha em ordem. Como era a primeira, dividi a turma em dois grupo. Cada ora uma grupo li e o outro tinha que concordar ou não da sequência, e eu como escriba ia escrevendo na lousa para verificar se tinha sentido ou não. No final deu tudo certo e a criança venceram mais uma etapa de nossa atividade.
Terminamos nossa atividade sequência didática
Professora: Denise Ibarra Ferreira
Turma: 1º Ano B
nº de alunos 13.
Ótima! com atividades excelentes e um embasamento teórico muito bom. Parabéns!
ResponderExcluirMuito legal esta sequência didática
ResponderExcluirQuero essa sequencia didatica completa
ResponderExcluir