quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Sequencia Didática

Sequência de atividades: apresenta um nível progressivo de desafios, com duração variável.


Duração: 3 semanas
Disciplina: Ciências, Português e Artes
Capacidade/Habilidades e Competências

  • Reconhecer a importância d'água para a nossa vida e suas diversas utilidades;
  • Compreender o Ciclo d'água,
  • Conhecer os estados da água.

Conteúdo a ser trabalho:

  • Linguagem oral e escrita.
  • Ciência: com livro Era uma vez gota de água
  • Produção coletiva: onde podemos encontrar água
  • Cruzadinha: Os estados da água
  • Caça-palavra: Água na natureza
  • Organizar texto
  • Leitura
  • Vídeo: Ciclo da água, De onde vem o arco íris e de Onde vem o trovão
  • Experiência
  • Desenho e dobradura.
1º Dia
Leitura do livro: Era uma vez gota de chuva
Estabelecer com os alunos uma conversa sobre a história lida, levando-os a falarem sobre a parte que mais gostaram na história.
Roda de conversa: na rodinha uma conversa informal sobre a importância da água em nossa vida.
  1. Onde podemos encontrar água?
  2. Para que utilizamos a água?
  3. Podemos viver sem água?
Após a conversar, pedir que os alunos desenhe sobre a história ouvida.



2º Dia
Leitura dos alunos em grupo: A água na natureza
caça-palavra





 

Os alunos já alfabetizados leu a atividade e já realiza sem ajuda da professora. Porém os três que ainda estão na fase silábico alfabético precisam de ajuda para realizar. 
Procurar no texto as palavras que estão em destaque: BEBER, LAVAR, REGAR E NADAR. LAGOS , RIOS, CHUVAS E MARES.
Nossa segunda etapa com a mesma atividade e fazer a leitura em grupo.




 Adoro essa turma: Luiz Guilherme já faz uso da leitura e escrita, Maria Clara uma leitura de primeira adora ler, também jã faz uso da leitura e escrita com autonomia, e por fim Isabelli lê de tudo, mas tem vergonha de ler em público.



Aprendendo e cantando, com Cristina Mel



A Água

Cristina Mel

A água quando está no céu é nuvem
Se você ouve um trovão,
Logo a chuva vai cair (cair, cair).

A chuva serve pra molhar a terra
A chuva serve pra encher os rios
A chuva nos dá água pra beber
A chuva faz a planta florescer

Coro

A chuva é água para tomar banho
A chuva é água pra escovar os dentes
É água pra mamãe cozinhar
É água pro papai se barbear.










Nessa atividade os alunos precisava ler e colocar a sequência da historinha da gotinha em ordem. Como era a primeira, dividi a turma em dois grupo. Cada ora uma grupo li e o outro tinha que concordar ou não da sequência, e eu como escriba ia escrevendo na lousa para verificar se tinha sentido ou não. No final deu tudo certo e a criança venceram mais uma etapa de nossa atividade.
Terminamos nossa atividade sequência didática
Professora: Denise Ibarra Ferreira
Turma: 1º Ano B
nº de alunos 13.

Um comentário:

  1. Ótima! com atividades excelentes e um embasamento teórico muito bom. Parabéns!

    ResponderExcluir

Oi Deixe um comentário nesse blog, o blog da Corujinh@amiga!