quarta-feira, 12 de junho de 2013

Plano de aula.

 Livro: O Toró



Autora : Regina Siguemto
Ilustração: Ivan Zigg

Sinopse: 
Toda vez é a mesma coisa...
O Toró chega e inunda tudo: leva Filó, a formiguinha, arrasta o caracol e o tatu o Edu. Todos já estão até acostumados à misteriosa enchente que surge que o cãozinho Quico está no quintal.

Introdução:
A atividade permanente visa fazer com que os alunos tenham prazer em ler e consiga transmitir ao outro o que leu. Senho assim o livro escolhido vem de encontro com a maneira de ler sem ser convencional. É importante que a professora proporcione uma leitura bem gostosa, onde os futuros leitores possam descobrir o prazer de ler. 
O livor Toró mexe com o imaginário dos alunos aguçando a criatividade e o prazer de descobrir o que pode acontecer a cada página.

Objetivos:
  • Integrar ideias para determinar o tema.
  • Identificar efeitos de ironia ou humor na história.
  • Acompanhar a leitura observando as ilustrações que acompanham a história.
  • Proporcionar os alunos do universo escrito e dos portadores de escrita.
  • Motivar os alunos na produção da escrita e compreensão.
Desenvolvimento:
Antes de ler:
  • Mostrar a capa do livro para que as crianças façam suas hipótese através da imagem.
  • Conversar sobre o autor e ilustrador.
  • Converse com os alunos a respeito da história que irá ler.
Durante a leitura:
  • Encoraje os alunos para comentar a história enquanto ouvem.
  • Ajude-os a perceber a linguagem escrita da história.
  • Faça perguntas ocasionalmente para testar a compreensão da história.
  • Nos momentos chave, pergunte às crianças o que vai acontecer a seguir.
Metodologia:
  1. Reveja os momentos principais da história, como: quem são os personagens e onde acontece o enredo da história.
  2. Produção de escrita.
  3. Entendendo a história.
  4. Atividade oral: deixe que os alunos fale de seu bichinho de estimação, caso o aluno não tenha pergunte que animalzinho gostaria de te.
  5. Desafie os alunos alfabéticos a ler um trecho do livro.
  6. Avaliação: observe como os alunos se comporta durante a leitura e sua participação. Elabore alguma atividade de acordo com a faixa etária dos alunos e o diagnostico de escrita, verificando que nível os alunos se encontra.
P.S Algumas dicas do meu plano de aula usei PPD incentivo à leitura da autoria : Paty Fonte.

Um comentário:

Oi Deixe um comentário nesse blog, o blog da Corujinh@amiga!