Nada mais justo do que homenagear os primeiro habitante do nosso Brasil: O Índio.
Mais não se trata aqui só de homenagear, mas sim, de conhecer suas histórias o que fez influenciar em nossas vidas até no dia de hoje.
De acordo com o PCN, se faz necessário levar os alunos a conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer descriminação ou preconceito baseado em diferenças culturais. Também destacar o cuidado e o respeito que os índios tem com o Meio Ambiente, considerado para eles como a natureza mãe.
O projeto: Dia do índio é um resgate da nossa história, da cultura de nossa raízes, por isso o tema: O BRASIL DOS ÍNDIOS.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Conhecer as característica fundamentais do Brasil nas dimensões sociais.
2. Valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro.
3. Posicionar contra qualquer descriminação baseado em diferenças culturais, de classe social, de crença, etnia ou raça.
4. Identificar os costumes dos índios que influenciou em nossos costumes dos dias de hoje.
OBJETIVOS GERAIS
1. Conhecer, analisar e debater os hábitos e costumes indígenas, assim como, a influencia indígena em nossa vida.
2. Aprender a respeitar e valorizar os índios.
3. Sensibilizar as crianças, sobre a história : O BRASIL DOS ÍNDIOS, saber sobre suas dificuldades que tiveram que enfrentar, seus usos, costumes, hábitos alimentares com os índios e com todos ao seu redor.
4. Estimular a leitura informativa, criatividade, participação, desempenho e curiosidade.
Trabalhando a Interdisciplinariedade
1.História e Geografia
2.Ciências
3.Português
4.Arte
Conteúdos:
1. A cultura indígenas.
2. Vítimas de armas, descriminação e doenças.
3. Os costumes.
4. A relação com a natureza.
5. O Brasil dos índios.
6. Rimas, poema e música.
7. Pesquisas dos alunos.
8. Trabalho artesanal com cerâmica.
9. Leitura informativa e outros.
Habilidades a serem desenvolvidas:
1. Utilizar rodinha para conversas informais: Perguntar as crianças se elas já viram um índio. Mostrar gravura de índio em revistas, pedir e que observem como os índios se vestem; 2. Listar em um cartaz os conhecimentos que os alunos já têm sobre o assunto (Conhecimentos Prévios). Provocar os alunos a se expressarem, fazer indagações e ir registrando em um cartaz. Logo em seguida, em um outro cartaz, listar as dúvidas provisórias dos alunos, ou seja, perguntar o que desejam saber sobre o tema e ainda não sabem, novamente provocar os alunos a fim de lançarem suas dúvidas;
3. Propor que os alunos ilustrem os cartazes com fotos e desenhos;
4. Contar histórias sobre os índios. Reconhecer os modos de vida dos índios, sua cultura, sua alimentação, formas de trabalho e sobrevivência. Refletir e opinar sobre o papel do índio na formação da nação brasileira;
5. Dramatizar com as crianças as ações dos índios: caçar, pescar, dormir, comer, etc.
6. Poesia: Índio.
7. Música: Curumim iê iê
8. Propor aos alunos que pesquisem e levem para sala de aula recortes de fotos de pessoas que possam parecer descendentes indígenas. Com todas as fotos em mãos, o professor em círculo analisará juntamente com os alunos cada foto. Procurando incentivar para que todos dêem sua opinião.
9. Fazer um trabalhinho artesanal usando cerâmica, pinturas indígenas, recorte e colagem com papel colorido.
Complementos:
Vídeos
Livros
Textos (diversificados)
Cartazes
Tempo estimado:
mês de abril e começo de junho para a comemoração do dia do Meio Ambiente.
Avaliação:
- Uma avaliação contínua, através da observação diária dos alunos, tanto no seu desempenho, participação, curiosidade, pesquisas a serem desenvolvidos durante o projeto.
P.S. O projeto é flexível poderá haver mudanças, dependerá do desenvolvimentos dos alunos.
Culminância do projeto:
- Apresentação dos alunos: poema ou dança.
- Exposição dos trabalhos dos alunos feito durante o projeto.
Referencias:
1. Por dentro de tudo com a turma do Sítio do Pica pau amarelo, vol.1 ed. Globo.
2. Dia-a dia do professor, datas comemorativas, projetos e murais, março, vol. 2 ed. FAPI.
3. Pedagogia da alegria, Ensino Fundamental 1º ciclo, Ciências.
4. PCNS.
5. Pesquisa em alguns blog.
esse blog não me ajudou na minha tarefa e por causa disso tirei nota 0....
ResponderExcluirmuito obrigado
Caro anônimo, caso vc não precebeu esse é um projeto, não serve para trabalho escolar, a não ser que vc trabalhe idem por idem.
Excluirobrigada