domingo, 3 de abril de 2011

Projeto: Leitura 2011.


TEMA: O SABOR DA LEITURA COM MONTEIRO LOBATO


APRESENTAÇÃO


É impossível encontrar uma criança que goste da hora do conto. Foi pensando exatamente nisso que surgiu o tema: OS SABOR DA LEITURA COM MONTEIRO LOBATO, levar os alunos a conhecer esse mundo de Lobato onde tudo é possível, boneca de pano falante e divertida, sabugo de milho sábio, crianças ouvindo histórias fantásticas. E não podemos parar por ai, esse sítio do picapau- amarelo e para os todos os adultos que ainda tem sensibilidade de contar histórias.

Com base no tema pode-se ampliar a linguagem oral e escrita, para que os educando possam fazer o uso da leitura e da escrita na sua vida contidiana, criando histórias, escrevendo cartas e tantas outras coisas e saborear essa leitura com Monteiro Lobato.

OBJETIVOS

  • Ampliar o repertório literário,

  • saber quem foi Lobato,

  • em que época viveu, o que escreveu e a importância dele para a literatura brasileira; desenvolver a capacidade de comentar o que leu e identificar características de cada personagens do sítio.

MATERIAL NECESSÁRIO




  • Livros de Lobato como: Minhas memórias de Lobato/A reforma de Emília/ Caçada de Padrinho e Reinações de Narizinho.


  • Cd, com as música do sítio e da Emília.


  • Cartas que Lobato escreveu para os pequenos.


  • Receitas de Tias Nastácia.

DESENVOLVIMENTO


1º ETAPA: levar uma foto de Monteiro Lobato, logo em seguida pedir para os alunos colete dados sobre o autor.


Produção de texto: biografia de Lobato - texto coletivo ( 2 aulas). Apresentação do site do sítio: http://www.mundodositio.com.br/ e http://www.museumonteirolobato.com.br/ .


2ºETAPA: ler uma história por dia, já que o livro e grande, pare no momento em que você perceber que eles estão com aquela "carinha não pare agora", os alunos ficaram bem curiosos. Que tal ensinar a música do sítio e da Emília.


3ºETAPA: descrever com os alunos os personagens do sítio e , depois reescrever uma história no caderno. (ver depois em anexo).


4ºETAPA: cada aluno deverá fazer o desenho do personagens que mais chamou atenção. Motivar a escrita de uma legenda para os personagens escolhido. Colocar no mural da sala.


5ºETAPA: confeccionar um livrinho de receita. Coletar receita bem fácil da vovó e partir para a montagem do livrinho. No mínimo 5 aulas.


6ºETAPA: Jogo do sítio


1ºPasso: fazer um banco de palavras com o nome de todos os personagens do sítio: Emília, Visconde, Pedrinho, Narizinho, Quindim, Rabicó, Tia Nastácia, Dona Benta, Burro falante, Tio Barnabé, Príncipe Escamoso, Doutor Caramujo, saci, cuca e tantos outros.


2ºPasso: entregue uma cartela para os alunos colorido com 3 colunas e 2 linhas, os alunos escolhe os personagens e pedir para eles não copiar do amigo, cada um escolhe o seu personagens.


3ºPasso: a professora deverá ter todos os nomes dos personagens no saquinho para ser sorteado. Ganha quem preencher a cartela primeiro.


CULMINÂNCIA


Fazer uma apresentação com a dança da Emília e a música do Sítio.


Exposição das atividades realizada durante o projeto: mostrar o joguinho, livrinho de receita, desenhos, histórias, e tudo que for acrescentando durante o projeto.


Confeccionar um convite para a família.


Tudo será registrado com fotos e filmagens.


AVALIAÇÃO


Durante todo o processo observar o desempenho de cada aluno: participação, interesse, prazer e curiosidade. Avaliar o desempenho dos alunos de acordo com os seguintes indicadores.




  • Identificação dos personagens,


  • Reconhecer características dos personagens,Verificar ortografia


  • trouxe os materiais solicitados, fez os registro pedidos.


  • Observar as tentativas de escritas e os avanços.


  • Registrar as observações sobre a participação dos alunos nas atividades, como estão realizando o uso da leitura e da escrita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi Deixe um comentário nesse blog, o blog da Corujinh@amiga!