APRESENTAÇÃO
OBJETIVOS
- Ampliar o repertório literário,
- saber quem foi Lobato,
- em que época viveu, o que escreveu e a importância dele para a literatura brasileira; desenvolver a capacidade de comentar o que leu e identificar características de cada personagens do sítio.
MATERIAL NECESSÁRIO
- Livros de Lobato como: Minhas memórias de Lobato/A reforma de Emília/ Caçada de Padrinho e Reinações de Narizinho.
- Cd, com as música do sítio e da Emília.
- Cartas que Lobato escreveu para os pequenos.
- Receitas de Tias Nastácia.
DESENVOLVIMENTO
1º ETAPA: levar uma foto de Monteiro Lobato, logo em seguida pedir para os alunos colete dados sobre o autor.
Produção de texto: biografia de Lobato - texto coletivo ( 2 aulas). Apresentação do site do sítio: http://www.mundodositio.com.br/ e http://www.museumonteirolobato.com.br/ .
2ºETAPA: ler uma história por dia, já que o livro e grande, pare no momento em que você perceber que eles estão com aquela "carinha não pare agora", os alunos ficaram bem curiosos. Que tal ensinar a música do sítio e da Emília.
3ºETAPA: descrever com os alunos os personagens do sítio e , depois reescrever uma história no caderno. (ver depois em anexo).
4ºETAPA: cada aluno deverá fazer o desenho do personagens que mais chamou atenção. Motivar a escrita de uma legenda para os personagens escolhido. Colocar no mural da sala.
5ºETAPA: confeccionar um livrinho de receita. Coletar receita bem fácil da vovó e partir para a montagem do livrinho. No mínimo 5 aulas.
6ºETAPA: Jogo do sítio
1ºPasso: fazer um banco de palavras com o nome de todos os personagens do sítio: Emília, Visconde, Pedrinho, Narizinho, Quindim, Rabicó, Tia Nastácia, Dona Benta, Burro falante, Tio Barnabé, Príncipe Escamoso, Doutor Caramujo, saci, cuca e tantos outros.
2ºPasso: entregue uma cartela para os alunos colorido com 3 colunas e 2 linhas, os alunos escolhe os personagens e pedir para eles não copiar do amigo, cada um escolhe o seu personagens.
3ºPasso: a professora deverá ter todos os nomes dos personagens no saquinho para ser sorteado. Ganha quem preencher a cartela primeiro.
CULMINÂNCIA
Fazer uma apresentação com a dança da Emília e a música do Sítio.
Exposição das atividades realizada durante o projeto: mostrar o joguinho, livrinho de receita, desenhos, histórias, e tudo que for acrescentando durante o projeto.
Confeccionar um convite para a família.
Tudo será registrado com fotos e filmagens.
AVALIAÇÃO
Durante todo o processo observar o desempenho de cada aluno: participação, interesse, prazer e curiosidade. Avaliar o desempenho dos alunos de acordo com os seguintes indicadores.
- Identificação dos personagens,
- Reconhecer características dos personagens,
- trouxe os materiais solicitados, fez os registro pedidos.
- Observar as tentativas de escritas e os avanços.
- Registrar as observações sobre a participação dos alunos nas atividades, como estão realizando o uso da leitura e da escrita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oi Deixe um comentário nesse blog, o blog da Corujinh@amiga!