segunda-feira, 5 de abril de 2010

18 de abril dia do livro


DIA DO LIVRO 18 DE ABRIL
Nasceu no dia 18 de Abril um grande escritor: José Bento Monteiro Lobato. Por isso, nesta data comemora-se o Dia do Livro.
Foi Monteiro Lobato que escreveu o Sítio do Pica-pau Amarelo.
Nos livros aprendemos sobre tudo e sobre o mundo em que vivemos,encontramos sonhos, fantasia e emoções. O bom livro é um insubstituível de cultura e prazer.
O valor de um homem é aumentado pelos livros que lê. Não há maior emprego de economia do que a compra de um livro. Além do prazer de entrar num mundo imaginário, a leitura iniciada na infância é chave para um bom aprendizado escolar. Por isso, contar história é o primeiro passo para a conquista de um novo leitor.
Quando a criança ouve história atraentes, ela com certeza pedirá outros livros para que alguém leia para ela e, mais tarde, para que ela mesma os leia.
No início, escolha a histórias, mas depois deixe que a criança faça sua própria escolha.
Á medida em que vai crescendo adquire o gosto pela leitura, deixa à sua disposição livros com ilustrações, com pequenos ou grandes textos, livros variados em cima de um mesinha bem arrumada atractiva, para chamar atenção dos pequenos.
É importante ensiná-la a apreciar e cuidar dos livros sendo seu ou não.
A história é lazer, é divertimento, mas é também oportunidade para a criança desenvolver-se no sentido ético, estético e de formação.
É através das histórias que a criança projeta o seu próprio mundo e, ao representá-las, ela encontra maneiras de expressar o que sente, o que cria, o que inventa.
A professora anuncia, canta que vai contar uma história,mostra a capa, os personagens, diz também o nome do autor, se possível a foto do mesmo.
Leia, não se canse de ler nem para você, muito menos para os seus, filhos, alunos, sobrinhos, netos entre tantos outros.

Um comentário:

  1. É isso ae.
    Os livros são essências para desenvolver qualquer ser humano.

    E nada mais gostoso do que ler para uma criança, e ver o seu rostinho iluminando-se de alegria.

    ResponderExcluir

Oi Deixe um comentário nesse blog, o blog da Corujinh@amiga!